MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empresa italiana não consegue impedir brasileira de comercializar móveis semelhantes
Desenho industrial

Empresa italiana não consegue impedir brasileira de comercializar móveis semelhantes

Segundo juízo da 5ª vara Cível de Caxias do Sul/RS, autora não possui no Brasil registro do desenho industrial dos produtos contestados.

Da Redação

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Atualizado às 08:04

O juiz de Direito Silvio Viezzer, da 5ª vara Cível de Caxias do Sul/RS, rechaçou a pretensão da sociedade empresária de móveis italiana Kartell, para que a brasileira Renna Alumínio e Componentes Ltda., Rivatti, se abstivesse de importar e comercializar móveis decorativo-funcionais semelhantes aos desenvolvidos por ela.

Conforme destacou o magistrado, a propriedade do desenho industrial se adquire pelo registro, e a autora não o possui no Brasil, acerca dos produtos objeto do feito. Ainda segundo o julgador, o fato de a ré utilizar sua própria marca nos produtos exclui a qualificação como concorrência desleal.

Concorrência desleal

De acordo com os autos, a empresa Kartell foi fundada em 1949, e tornou-se ícone de design contemporâneo por suas peças exclusivas e de alta qualidade, tendo conquistado diversos prêmios no segmento em que atua. Conforme alegaram, a ré estaria comercializando produtos idênticos aos seus, a baixo custo, oriundos de empresas chinesas, o que, conforme alegaram, configuraria concorrência desleal.

A Renna, por sua vez, afirmou que a Kartell não possuía a exclusividade de comercialização e industrialização sobre os produtos no Brasil, pois não existia, perante o INPI, pedido de registro do desenho industrial, estando, portanto, em domínio público.

Registro

Da análise do caso, o magistrado ponderou que, com relação à proteção legal, no Brasil, a propriedade do desenho industrial se adquire pelo registro, nos termos do artigo 94 da lei de propriedade industrial. "Note-se que é incontroverso nos autos que a autora não possui registro no Brasil acerca dos produtos objeto do presente feito." A partir dessa premissa, afirmou que é possível concluir que os produtos "caíram em domínio público".

Ainda segundo o juiz, não se pode afirmar que se está diante de falsificação ou violação à marca Kartell, uma vez que a ré comprovadamente apõe nos produtos sua própria marca - "Rivatti" -, e os etiqueta devidamente indicando a procedência chinesa, inclusive com instruções de limpeza e uso.

"Definitivamente, não está configurada a má-fé da demandada, tampouco violação à legislação que regula a propriedade industrial ou caracterização de concorrência desleal."

A empresa Renna é patrocinada pelo escritório Denis Borges Barbosa Advogados.

  • Processo: 0042179-40.2012.8.21.0010

Confira a decisão.

______________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas