MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Necessidade de sigilo empresarial autoriza decretação de segredo em ação sobre honorários
Atividade bancária

Necessidade de sigilo empresarial autoriza decretação de segredo em ação sobre honorários

Para STJ, motivos apresentados referiam-se a necessidade inerente ao exercício profissional e justificavam medida.

Da Redação

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Atualizado às 09:11

A 4ª turma do STJ decidiu que é possível decretar segredo de Justiça em ação de arbitramento e cobrança de honorários advocatícios, a pedido dos réus, para preservar informações sobre negócio firmado com terceiros.

No caso, a ação foi proposta por um advogado contra o banco Banestado, a Banestado Leasing e o Itaú (que adquiriu o grupo Banestado) para cobrar honorários relativos a 489 processos por ele patrocinados, cujos créditos foram cedidos à Rio Paraná Companhia Securitizadora.

As instituições bancárias, antes mesmo da apresentação de defesa, pediram a decretação do segredo de Justiça, a fim de que pudessem juntar aos autos cópia do contrato de cessão de créditos. Segundo elas, o segredo seria necessário para manter em caráter confidencial os valores de milhares de créditos cedidos e também sua estratégia de atuação na cobrança de dívidas bancárias.

Segredo comercial

Em seu voto, o relator, ministro Raul Araújo, anotou que os motivos apresentados pelos recorrentes referiam-se a necessidade inerente ao exercício profissional - a atividade bancária - e justificariam o processamento da ação sob segredo.

Conforme seu entendimento, a juntada do contrato sem a decretação de segredo poderia afetar a intimidade e a segurança negocial das pessoas envolvidas nos créditos cedidos, além de expor técnicas de expertise e know how desenvolvidos pelas partes contratantes, com eventual prejuízo para suas condições de competitividade no mercado financeiro.

O caso, concluiu Raul Araújo, também configura hipótese de proteção de segredo comercial, tratada pelo artigo 206 da lei 9.279/96, que admite o sigilo processual em tais situações.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas