MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pedido de vista no STF adia decisão sobre nepotismo
STF

Pedido de vista no STF adia decisão sobre nepotismo

Ministro Gilmar Mendes, relator, votou pela exoneração do servidor.

Da Redação

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Atualizado às 19:07

Pedido de vista do ministro Toffoli adiou na 2ª turma do STF decisão em reclamação ajuizada pelo MP/SP contra ato do Tribunal de Contas do município de São Paulo que nomeou homem para o cargo de provimento em comissão de Assessor de Controle Externo. Para o MP, a nomeação configura nepotismo, eis que o referido servidor é sobrinho de chefe de gabinete de conselheiro.

Foi instaurado procedimento interno no Tribunal de Contas para averiguar a incompatibilidade da nomeação do servidor com a súmula vinculante 13, tendo sido arquivado pelo então presidente do órgão - o conselheiro cujo chefe de gabinete é tio do servidor -, que entendeu não haver relação de subordinação entre os cargos, nem configuração de privilégio ou favorecimento pessoal.

Em decisão monocrática de outubro de 2014, o ministro Gilmar Mendes, relator, determinou a suspensão da nomeação.

"A finalidade da súmula é muito clara, qual seja, evitar nomeações diretas ou cruzadas de parentes, as quais presumidamente envolvem escolhas pessoais em detrimento dos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência administrativas (CF, art. 37, caput), assim como da garantia fundamental da igualdade de chances (Chancengleichheit)."

Mendes apontou que a nomeação para ocupar cargo em comissão de Assessor de Controle Externo ocorreu quando o tio, parente colateral de terceiro grau, "já ocupava cargo em comissão de direção, chefia ou assessoramento, incidindo, aparentemente, o óbice da Súmula Vinculante 13".

Ao proferir voto na tarde desta terça-feira, 25, o ministro Gilmar Mendes julgou procedente a reclamação para determinar a exoneração do servidor por violação ao enunciado.

Contudo, o relator fez a ressalva de que a súmula não é "um primor de clareza", ainda que sua finalidade seja clara, qual seja, evitar nomeações diretas ou cruzadas de parentes. "Reconheço que o próprio enunciado exige adensamento e precisamos fazê-lo."

Citando Maquiavel ["a tarefa mais difícil do príncipe é a de formular normas] e Machado de Assis ["a virtude é um e os pecados são muitos"], a ministra Cármen Lúcia apontou que a súmula tem "perfeita compatibilidade" com os princípios da moralidade e impessoalidade.

Destacou a ministra a dificuldade que é identificar os casos de nepotismo cruzado, que "é mais sórdido" e "exatamente o tráfico de influência".

Narrando caso do interior de MG, a ministra contou de um casal atuando no mesmo órgão, que se separaram formalmente mas moravam na mesma casa, e que na oitiva da esposa, a mulher: "Ele nunca mandou em mim, nem dentro de casa, continua não mandando, eu que mando nele".

Considerando que talvez não haveria uma subordinação no sentido da aplicação da súmula, o ministro Toffoli pediu vista dos autos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas