MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Placar da Justiça itinerante apresenta número de processos em tempo real em Brasília
Processômetro

Placar da Justiça itinerante apresenta número de processos em tempo real em Brasília

Ferramenta faz parte do movimento "Não deixe o Judiciário parar". Painel ainda passará por sete Estados.

Da Redação

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Atualizado às 09:48

Mais de 105 milhões. Esse é o número de processos em andamento do Judiciário brasileiro. Atualizado em tempo real, o dígito é apontado pelo Placar da Justiça - ferramenta lançada recentemente que faz parte do movimento "Não deixe o Judiciário parar".

Liderado pela AMB, o movimento tem como objetivo enfraquecer a cultura do litígio no país e mobilizar a sociedade e os principais litigantes. De acordo com o contador, 42 milhões, deste total, "não deveriam estar lá".


(Confira o painel em tempo real, clique aqui)

Painel itinerante

Brasília é a primeira unidade a receber o painel digital do placar itinerante, que ainda passará por sete Estados. O objetivo é conscientizar e informar os cidadãos sobre o número de processos e quantos deles poderiam ser evitados se fossem cumprida a legislação e respeitados os direitos dos consumidores.

De acordo com a metodologia desenvolvida pela associação, a estimativa é de que um novo processo chega às varas e fóruns do país a cada cinco segundos.

Ao lançar o Placar da Justiça em frente ao TJ/DF na manhã desta quarta-feira, 9, o presidente da AMB, João Ricardo Costa, em entrevista a Migalhas, foi categórico ao afirmar que, a não ser que ocorra uma mudança na forma de intervenção dos agentes que causem danos, a situação do Judiciário nacional tende a piorar ainda mais.

Pesquisas

O movimento é baseado em uma pesquisa realizada pela entidade: "O uso da Justiça e litígio no Brasil". O levantamento realizado em 10 Estados e no DF apontou que em oito unidades da Federação o Poder Público é o setor que mais congestiona o Judiciário, seguido pelos setores financeiro e de telefonia. A pesquisa traz dados de 2010 a 2013.

No DF, a Fazenda Pública do DF foi parte ativa em 71% dos processos em 1ª instância, ou seja, o Poder Público Distrital foi responsável por dar início a mais de 229 mil ações na Justiça do DF entre os anos de 2010 a 2013. Em segundo lugar, aparece o setor financeiro, que no ano de 2013 atingiu participação de 40% no ranking entre os 100 maiores litigantes.

Metodologia

Em pouco mais de um ano, a Justiça recebeu mais de 10 milhões de novas ações, uma média de um novo processo a cada cinco segundos. O último dado oficial dos processos em tramitação no Judiciário, conforme o relatório Justiça em Números 2014, do CNJ, identificou o montante de 95 milhões de ações. Em pouco mais de um ano, os dados comprovam que a cultura do litígio é cada vez maior.

A metodologia desenvolvida pela AMB para o Placar da Justiça teve como base os relatórios Justiça em Números do CNJ (2009 a 2013).

Patrocínio

Patrocínio Migalhas