MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto da lei geral das agências reguladoras segue para votação final no Senado
Legislativo

Projeto da lei geral das agências reguladoras segue para votação final no Senado

Proposta foi aprovada na CCJ da Casa.

Da Redação

domingo, 4 de outubro de 2015

Atualizado em 2 de outubro de 2015 14:45

A CCJ do Senado aprovou nesta semana o projeto da lei geral das agências reguladoras (PL 52/13). A proposta, que estabelece regras relativas à gestão, organização e mecanismos de controle social das agências reguladoras federais, segue agora para votação final na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle da Casa.

Além de estabelecer regras, o projeto ainda prevê que as agências deverão custear o acompanhamento de matérias em tramitação pelos órgãos de defesa do consumidor por meio da contratação de especialistas e pagamento de despesas.

Também exige a apresentação anual de uma prestação de contas ao Congresso por parte das agências e a celebração dos chamados contratos de gestão, que devem conter metas, mecanismos, fontes de custeio e resultados das ações regulatórias e fiscalizatórias das autarquias. Vincula a atuação das agências reguladoras aos órgãos de defesa da concorrência.

Por fim, o PL estabelece mandato máximo de quatro anos para os dirigentes, admitida uma única recondução.

De acordo com o relator da matéria na CCJ, senador Walter Pinheiro, o objetivo é afastar uma das principais distorções no modelo vigente, "que é o exercício de competências de governo pelas agências reguladoras, como a absorção da atividade de formulação de políticas públicas e do poder de outorgar e conceder serviços públicos".

"O modelo de agências é necessário para o bom funcionamento da maior parte dos setores encarregados da provisão de serviços públicos. Ou seja, não cabe questionar a relevância do papel das agências reguladoras como instrumento de regulação desses setores."

Confira a íntegra da proposta.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas