MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Suspeita de irregularidade em licitação impõe suspensão de assinatura de contrato
Certame

Suspeita de irregularidade em licitação impõe suspensão de assinatura de contrato

Empresa que impetrou MS havia sido inabilitada sob a alegação de que não possuía a quantidade de contêineres exigida no edital.

Da Redação

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Atualizado às 08:37

A 3ª câmara de Direito Público do TJ/SP deu provimento a agravo de instrumento interposto por uma empresa inabilitada em licitação para coleta de lixo promovida pelo município de Sorocaba/SP, determinando sua efetiva participação no certame, a abertura de seu envelope de proposta e preço, bem como a suspensão da assinatura do contrato até solução final do MS impetrado.

Discute-se, no caso, especificidades contidas em cláusulas que culminaram com a exclusão de todas as empresas concorrentes da licitação, exceto, exatamente, aquela "que já vinha prestando serviços emergenciais na cidade, isso há quase dois anos".

A empresa foi inabilitada sob a justificativa de que não preenchia os requisitos para participar do certame. Mais especificamente, que não havia comprovado que tinha condições de executar a empreita oferecida, isso porque não possuía a quantidade de contêineres exigida no edital.

Diante dos fatos, impetrou MS com pedido liminar para que fosse mantida na licitação, o que foi indeferido em 1ª instância, mas concedido em grau recursal. Logo após a concessão da liminar, o juízo de 1º grau negou o MS.

Em análise de agravo instrumental da empresa, o relator, desembargador Jose Luiz Gavião de Almeida, afirmou que a liminar deve surtir efeitos até o julgamento da apelação interposta pela empresa - mesmo depois de proferida a sentença - "em razão da necessidade de melhor análise das provas apresentadas, e por inúmeros outros fatores".

"Essa situação de não haver disputa não é a almejada quando se lança um certame público. Tal fato fragiliza o concurso, que deve ser analisado, por isso, com mais cuidado. Isso porque, inconscientemente ou inadvertidamente, pode ter acontecido da adoção de cláusulas que dirigiram a licitação, o que não se pode admitir. Quer essas cláusulas tenham sido colocadas de forma dolosa ou não, não podem ser admitidas na medida em que limitam a participação de interessados na licitação. Melhor é, portanto, analisa-las com mais profundidade."

Segundo o magistrado, é necessário o provimento do agravo para que a segurança não se torne prejudicada, "o que irá ocorrer se for encerrado o certame".

A empresa tem seus interesses representados pelo advogado Marcello Covelli Cristalino, sócio do escritório Márcio Casado & Advogados.

Confira a decisão.

_____________________