MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF ainda não definiu tese sobre aprovados em concurso fora do número de vagas
Repercussão geral

STF ainda não definiu tese sobre aprovados em concurso fora do número de vagas

RExt foi julgado apenas no caso concreto. Ministros não chegaram a um consenso quanto à tese em repercussão geral.

Da Redação

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Atualizado às 15:25

O STF julgou, em 14/10, o RExt 837.311, que discute a possibilidade de nomeação de candidatos aprovados em concurso público fora do número de vagas previstas no edital, quando novas vagas surgem durante o prazo de validade do certame. Os ministros decidiram a questão apenas em relação ao caso concreto, sem fixar a tese a ser aplicada aos demais processos semelhantes, e mantiveram decisão que determinou a nomeação de defensores públicos no Piauí.

No caso, o Estado do PI realizou concurso para provimento de 30 vagas para o cargo de defensor público. Além das vagas previstas no edital, foram chamados mais 88 candidatos classificados. A partir daí, ainda dentro do prazo de validade do certame, o estado anunciou a realização de outro concurso público para provimento de novas vagas. A medida foi questionada pelos candidatos classificados no concurso anterior, que impetraram mandado de segurança para garantir seu direito à nomeação.

Durante o julgamento, por não conseguirem chegar a um acordo, os ministros não fixaram a tese a ser aplicada em repercussão geral e ficou a cargo do ministro Fux, relator do processo, trazer em uma nova oportunidade a tese a ser votada em plenário.

Foi o que ocorreu na sessão plenária desta quinta-feira, 22, mas novamente os ministros não fixaram a tese. A discussão estava entre tese proposta pelo ministro Fux, segundo a qual: "o candidato aprovado em concurso público fora do número de vagas do edital tem direito tem direito subjetivo a nomeação dentro do prazo de validade do certame nas hipóteses de preterição" e a proposta pelo ministro Fachin: "é dever da Administração Pública justificar diante do surgimento de novas vagas no prazo de vigência do concurso a não convocação de candidatos aprovados na ordem classificatória."

Devido à falta de acordo entre os ministros, chegou a ser cogitado a retirada da repercussão geral do RExt ou a não fixação de tese. As hipóteses foram rechaçadas pelo ministro Fux: "não vamos frustrar o instituto (da repercussão geral), seria manifestação de ineficiência do nosso plenário virtual".

O presidente da Corte, ministro Lewandowski, também se manifestou: "Nós passamos duas seções praticamente discutindo essa questão, seria uma perda de tempo lamentável dos ministros do STF não chegarmos a uma tese. Devemos fazer um pequeno esforço, acho que essas são as dores do parte de um novo instituto."

Após amplo debate quase se chegou a um consenso por uma redação que uniria as duas propostas. O texto seria o seguinte: "O candidato aprovado em concurso público fora do número de vagas do edital tem direito tem direito subjetivo a nomeação dentro do prazo de validade do certame nas hipóteses de preterição, salvo motivação idônea da administração pública para abertura de novo concurso."

Contudo, ficou decidido que o ministro Fux irá se reunir com os ministros que divergem na questão e trazer a questão a plenário novamente quando já houver um consenso.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas