MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sindicatos dão prazo para fim de lei trabalhista na França

Sindicatos dão prazo para fim de lei trabalhista na França

Da Redação

quinta-feira, 6 de abril de 2006

Atualizado às 10:33


Sindicatos dão prazo para fim de lei trabalhista na França


Os sindicatos franceses estabeleceram um prazo até a Páscoa para que o governo revogue a polêmica lei trabalhista que facilita a demissão de jovens no primeiro emprego


De acordo com uma declaração conjunta de sindicados e grupos estudantis, divulgada nesta quarta-feira, o presidente Jacques Chirac tem até o início do recesso da primavera do Parlamento, antes do feriado da Páscoa, para retirar a lei.


Caso contrário, os grupos organizarão um novo dia de protestos.


O presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores franceses, Bernard Thibault, disse que não vai desistir enquanto a lei, batizada de CPE (Primeiro Contrato de Emprego, na sigla em francês), não for revogada.


Representantes das 12 maiores confederações e sindicatos estão reunidos com o governo discutindo a questão.


Protestos


A força dos movimentos estudantis e trabalhistas foi testada na terça-feira, com enormes protestos em mais de 200 cidades em todo o país.


De acordo com os sindicatos, mais de 3 milhões de pessoas foram às ruas em toda a França no quinto grande protesto nacional contra a lei. A polícia calcula que o número de manifestantes tenha ficado em torno de 1 milhão.


O jornal econômico Les Echos afirma que há uma crescente preocupação com a forma com que o presidente Jacques Chirac e o primeiro-ministro Dominique de Villepin administraram a crise, que começou a afetar a demanda por produtos franceses.


Críticos afirmam que a medida, que permitiria a demissão de pessoas até 26 anos a qualquer momento nos primeiros dois anos de contrato, pode ampliar a insegurança dos trabalhadores e violar direitos que foram duramente alcançados no país.


Mudanças


O presidente ofereceu um pacote de concessões na sexta-feira, ao ratificar o CPE. Ele suspendeu imediatamente a vigência da nova lei, para retorná-la à Assembléia Nacional com as emendas propostas.


Entre as concessões estariam a redução do prazo sem estabilidade de dois para um ano e a obrigatoriedade para empregadores de apresentar razões para demissões.


A França, segunda maior economia da zona do euro, sofreu uma onda de protestos em zonas de baixa renda, nos arredores de Paris, no ano passado.


A polêmica lei do primeiro emprego foi apresentada pelo governo como parte da solução para o problema de desemprego nestas áreas.
_____________

Fonte: BBC