MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogados do PA protestam por melhorias no Poder Judiciário
Manifestação

Advogados do PA protestam por melhorias no Poder Judiciário

Causídicos reclamam da falta de infraestrutura nos fóruns das comarcas do interior e a ausência de convocação de juízes e servidores.

Da Redação

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Atualizado às 14:35

Na última quinta-feira, 10, data em que se comemorou a "Declaração Universal dos Direitos Humanos", os advogados paraenses fizeram um protesto em defesa do Poder Judiciário. Na pauta das manifestações organizadas pela OAB/PA: a falta de infraestrutura nos fóruns das comarcas do interior e a ausência de convocação de juízes e servidores aprovados em concurso do TJ/PA no ano passado.

Em Belém, o ato público foi realizado em frente ao Fórum Cível da Capital e contou com a participação de mais de 500 pessoas, dentre membros da OAB e representantes de entidades da sociedade civil organizada. No interior do estado, o ato ocorreu nas 24 subseções da Ordem no Estado (Abaetetuba, Altamira, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Marajó, Monte Alegre, Monte Dourado, Novo Progresso, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará, Santa Izabel, Xinguara, entre outras).

 

O presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, afirmou que foi a primeira manifestação da OAB em conjunto com a sociedade. Ao frisar que o Tribunal de Justiça recebe R$ 1 bilhão do orçamento do Estado para prestação jurisdicional, Vasconcelos denunciou que "não há um juiz no Pará que não responda por mais de uma Vara". Ainda em seu pronunciamento, o presidente seccional afirmou que o judiciário paraense está fechado. "Ele não quer ouvir ninguém, está de costas para a nossa sociedade e suas necessidades e é incapaz de cumprir decisões que ele mesmo propalou. Esse judiciário foi feito para defender os interesses dos poderosos em detrimento dos cidadãos que mais necessitam".

Confira algumas das fotos dos atos.

  • Belém

  • Abaetetuba

  • Canaã dos Carajás

  • Altamira

____________

Fotos: Yan Fernandes.

____________