MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sérgio Moro critica "abuso do direito de defesa" na Lava Jato
Excessos

Sérgio Moro critica "abuso do direito de defesa" na Lava Jato

"No processo ou fora dele, em manifestos ou entrevistas a jornais, reclamam da condução do processo, imaginando uma fantasiosa perseguição", afirmou o juiz.

Da Redação

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Atualizado às 08:26

O juiz Federal Sérgio Moro afirmou nesta segunda-feira, 1º, que há um "abuso do direito de defesa" sendo perpetrado por alguns dos advogados que atuam no âmbito da operação Lava Jato.

A crítica está expressa em sentença na qual o magistrado condenou o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Zelada a 12 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrução passiva e lavagem de dinheiro, além de multa.

"A Defesa de Jorge Luiz Zelada não apresentou qualquer prova ou mesmo esclarecimentos sobre a origem e natureza desses valores, como se eles não existissem. Ao invés disso, apresentou diversos requerimentos probatórios sobre questões laterais e sem importância. O que ocorre neste caso e, infelizmente em alguns outros no âmbito da assim denominada Operação Lavajato, é, com todo o respeito, abuso do direito de defesa."

Na decisão, Moro afirma que parte das defesas, ao invés de discutir o mérito e esclarecer os fatos centrais do processo, "apresenta inúmeros requerimentos probatórios destinados a procrastinar o final da ação penal".

"No processo ou fora dele, em manifestos ou entrevistas a jornais, reclamam da condução do processo, imaginando uma fantasiosa perseguição aos seus clientes, sem, porém, refutar as provas apresentadas pela Acusação, e não só as declarações do colaboradores, mas a prova documental que, em geral, as acompanha."

Segundo Moro, trata-se de um "efeito colateral negativo" do modelo processual adversarial, "no qual a parte não raramente exacerba a defesa de seus interesses em detrimento da Justiça, formulando requerimentos ou promovendo discussões que, ao invés de buscarem elucidar o caso, têm por objetivo obscurecê­lo ou atrasar a sua resolução".

Embora se compreendam esses excessos, conforme destacou o juiz, "não são eles menos censuráveis", considerando os prejuízos gerados para a resolução dos casos.

"Repetindo o ex­Presidente da Suprema Corte norte­americana Warren Burger, 'todos os profissionais jurídicos tornaram­se tão hipnotizados com os estímulos do combate nas salas dos tribunais, que nós tendemos a nos esquecer que somos os responsáveis por curar os conflitos' [e não por estimulá­los, meu acréscimo]."

Carta aberta

No mês passado, mais de 100 advogados, professores, juristas e integrantes da comunidade jurídica subscreveram carta aberta em repúdio à "supressão episódica" de direitos e garantias no âmbito da operação Lava Jato.

No documento, causídicos afirmam que a operação é marcada, entre outros, pelo "desvirtuamento do uso da prisão provisória" e pelo "vazamento seletivo de documentos e informações sigilosas".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas