sábado, 28 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "O Imposto sobre a Renda e as Deduções de Natureza Constitucional"

A tônica de seu trabalho está num ponto fundamental e decisivo: o conceito constitucional de renda e o domínio possível das despesas dedutíveis, como elementos de determinação da base de cálculo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

No livro "O Imposto sobre a Renda e as Deduções de Natureza Constitucional" (Noeses - 253p.), o autor Fernando Ferreira Castellani discorre sobre os enunciados prescritivos constitucionais acerca do imposto sobre a renda no que se refere às deduções relacionadas à dignidade e aos direitos fundamentais.

Demostra que os conceitos de renda, de capacidade contributiva, de mínimo vital e de mínimo digno, devem ser amplamente discutidos e inter-relacionados para a busca de uma tributação justa.

A totalidade das despesas relacionadas aos custos pessoais e familiares referentes à manutenção da vida deve ser excluída do conceito de capacidade contributiva e de renda tributável, sob pena de violação dos mais básicos princípios aplicados ao imposto sobre a renda.

Sobre o autor :

Fernando Ferreira Castellani é doutor e mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Autor da obra "As Contribuições Especiais e sua Destinação" (Noeses, 2009). Professor do IBET. Advogado e consultor tributário.

__________

Ganhadora :

Mariane Skodowski, advogada em Curitiba/PR

__________

EDITORA NOESES LTDA

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 12/2/2016 12:33