sábado, 28 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Homenagem

José Henrique Pierangeli: in memorian (1934-2012)

Criminalista, consultor, parecerista e professor faleceu em 10 de abril de 2012, aos 77 anos.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

De inestimável importância para o Direito brasileiro, faleceu no dia 10 de abril de 2012, aos 77 anos, o advogado criminalista, consultor e parecerista José Henrique Pierangeli.

Foi Procurador de Justiça em São Paulo, compondo por três vezes o Conselho Superior do Ministério Público e membro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, por várias vezes, até se tornar permanente.

Foi professor de Direito Penal na USP, professor de Direito Processual Penal na PUC/Campinas e lecionou em diversas outras universidades. Foi professor convidado do curso de pós-graduação da UFRS, dos cursos de pós-graduação do MP/SP, da Escola da Magistratura do TJ/SP e da Escola Judicial do TJ/AP.

Professor do Instituto de Desenvolvimento Cultural de Porto Alegre, professor honorário da Universidade de Museo Social Argentino, professor Emérito do Instituto de Desenvolvimento Cultural, professor do Centro Universitário de Araxá/MG.

Membro correspondente de instituições científicas de vários países latino-americanos e membro de número do American Penal Law Institute, com sede em Miami. Fundador e diretor da Revista do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (São Paulo). Era também membro do Conselho Editorial da Revista IOB de Direito Penal e Processual Penal (São Paulo) e membro acadêmico da Academia de Direito Criminal (São Paulo).

Recebeu a medalha do Mérito Criminológico, outorgada pela Sociedade Brasileira de Criminologia e Ciência Penitenciária. Possui dezenas de artigos jurídicos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, e em livros-homenagem a professores brasileiros e estrangeiros, também como coordenador científico.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 12/2/2016 15:45