MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Roberto Busato diz que obra de Miguel Reale ainda ensinará muitos estudantes brasileiros

Roberto Busato diz que obra de Miguel Reale ainda ensinará muitos estudantes brasileiros

Da Redação

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Atualizado às 09:47


Roberto Busato diz que obra de Miguel Reale ainda ensinará muitos estudantes brasileiros


O presidente naciconal da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, lamentou a morte do jurista Miguel Reale, mas destacou que sua obra ainda ensinará muitos estudantes brasileiros. "Miguel Reale deixa uma obra fantástica e tem muito a nos ensinar". Para Busato, a obra dele deve ser vista como modelo por todos. "Ele era um jurista de vanguarda, um crítico do seu tempo. Era profissional exemplar e um referência". Roberto Busato lembrou que Miguel Reale lutou de forma intensa para a redemocratização do país. O presidente da OAB tomou conhecimento da morte do jurista hoje pela manhã em Aquidauana, distante cerca de 150 kms de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul onde agora à tarde fará uma visita à Subseção da OAB. Ele estará acompanhado do diretor-tesoureiro da entidade, Vladimir Rossi Lourenço.


Segue a nota do presidente nacional da OAB:

"O advogado, professor, escritor e jurisconsulto Miguel Reale entra para a História do Direito brasileiro como um de seus luminares. Honrou e marcou a advocacia brasileira como bem poucos, tornando-se referência de saber jurídico e de conduta moral, ao longo de mais de sete décadas de intensa atuação profissional.


Com sua cultura enciclopédica, sempre a serviço do bem comum, credenciou-se ao respeito e à admiração de seus contemporâneos. Cultor refinado do idioma, era presença destacada na Academia Brasileira de Letras, em que figurava como um de seus mais prolíficos membros. Sua produção livresca conta-se às dezenas e abrange os mais variados campos do saber - da poesia à filosofia, da ensaística política à exegese jurídica.


Autor da monumental "Teoria Tridimensional do Direito", mundialmente conhecida, fazia parte de uma seleta e restrita confraria de filósofos e pensadores da Ciência Jurídica.


Por tudo isso, foi - e continuará sempre sendo - o mestre de todos nós. A OAB, a advocacia e a cultura brasileiras choram a inestimável perda do cidadão Miguel Reale.

Fonte: OAB
_______________

Miguel Reale


(6/11/1910 - 14/4/2006)


Festejado criador da "Teoria Tridimensional do Direito", Reale era catedrático de Filosofia do Direito das Arcadas (1941), foi fundador do Instituto Brasileiro de Filosofia (1949), foi Reitor da Universidade de São Paulo (1949 e 1969-1973), como imortal da Academia Brasileira de Letras (1975) era o quarto ocupante da cadeira de nº 14, autor de dezenas e respeitadas obras jurídicas traduzidas para vários idiomas, doutor honoris causa de muitas universidades do Brasil e do mundo, conductore do vigente Código Civil Brasileiro, e, por fim, mas não com menos brilho, inspirado Poeta.
_____________


Miguel Reale, por Celso Lafer


Sucessor do mestre na Cátedra de Filosofia do Direito nas Arcadas, Celso Lafer fala do lente Miguel Reale. Clique aqui

_____________