MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Luís Nassif não deve indenizar Gilmar Mendes por críticas sobre mensalão
Justiça do DF

Luís Nassif não deve indenizar Gilmar Mendes por críticas sobre mensalão

Ministro havia requerido direito de resposta e R$ 150 mil de danos morais.

Da Redação

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Atualizado às 09:03

O juiz de Direito substituto Matheus Stamillo Santarelli Zuliani, da 6ª vara Cível de Brasília/DF, julgou improcedente ação de danos morais do ministro Gilmar Mendes contra o jornalista Luís Nassif por críticas acerca do julgamento da famigerada AP 470.

Gilmar alegou que, após a conclusão do julgamento do mensalão, teve sua honra atingida em razão do conteúdo de uma publicação intitulada "O Supremo Tribunal Federal, depois da tempestade". O ministro afirmou que Nassif tinha o objetivo de empreender ataques direitos e pessoais, com o fim de denegrir sua imagem, e requereu direito de resposta e R$ 150 mil.

Direito à informação e à crítica

O magistrado, contudo, julgou improcedente o pedido. Para Zuliani, Luís Nassif exerceu seu direito à informação quando publicou a matéria questionando as atitudes do ministro quando de sua atuação perante o STF.

"Não há qualquer conteúdo difamatório na reportagem. O que ocorre é a publicação de uma matéria jornalística que desagrada à parte autora, já que a envolve. A publicação tratou de alguns ministros do STF, não somente do requerente."

Matheus Zuliani destacou que a crítica feita refere-se ao fato de Gilmar Mendes não ter manifestado o impedimento de atuar na AP 470, uma vez que sua esposa é sócia de escritório de advocacia envolvido diretamente no caso. E, para isso, o jornalista realiza comparação entre a atitude de outro ministro, de ter se declarado impedido por sua filha ser também sócia do referido escritório, e a [falta] de atitude do requerente.

"Sempre há especulações sobre a inadequação de tal proceder, sem, contudo, nunca se provar favoritismos ou privilégios. O tema, no entanto, pode entrar em pauta quando jornalista comenta os rumos de um julgamento e isso deverá ser permitido e aceito, pois caso se mande calar o colunista haverá a volta da famigerada censura." (grifos nossos)

Segundo o juiz, se declarar ou não impedido ou suspeito em processo judicial é conduta pessoal do juiz, que deve ser pautada em critérios por ele escolhidos. "No entanto, isso não retira o direito de crítica por parte do requerido ou de qualquer outro jornalista."

Outro comentário de Nassif, sobre o pedido de vista do ministro Gilmar na AP 470, o julgador considerou o fato da expressão usada - perder de vista - ter sido proferida originalmente por outro ministro e que, também, "o fato reflete a crítica verídica à morosidade do Poder Judiciário".

"Não é porque integramos o Poder Judiciário que fecharemos os olhos para os problemas que o atinge, e nem tampouco nos furtaremos ao trabalho de tentar, a todo custo, solucioná-los, afinal, foi esse o compromisso que prestamos na solenidade posse."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas