MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Fashion Law - a Moda nos Tribunais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Fashion Law - a Moda nos Tribunais"

A história da moda pela lente do Direito.

Da Redação

terça-feira, 12 de abril de 2016

Atualizado em 8 de abril de 2016 13:00

Na obra "Fashion Law - a Moda nos Tribunais" (Estação das Letras e Cores - 312p.), o autor Gilberto Mariot, especialista em direitos autorais, afirma que o Direito e a Moda nasceram juntos e que são disciplinas interligadas e repletas de conexões.

O tema Propriedade Intelectual e Direitos Autorais ainda é desconhecido, inclusive pela comunidade jurídica. Como a base desses direitos está no conceito de "propriedade imaterial", é compreensível que se faça confusão entre o bem imaterial, destinado à indústria, e o bem imaterial, destinado à cultura e à contemplação humana.

Matéria ignorada por muito tempo nos cursos regulares de Direito no Brasil, por razões que podem ser explicadas, poucos juristas contemporâneos compreendem a extensão desta matéria.

São poucos os cursos de formação em Moda que têm disciplinas jurídicas. Daí que este assunto também cause muitas surpresas quando levado aos colóquios, seminários e conferências sobre Moda.

"Este livro foi escrito para designers, profissionais da moda, advogados, juristas e curiosos que tenham interesse por este fantástico mundo da produção intelectual e de seus sistemas de proteção jurídica" - Gilberto Mariot.

Sobre o autor :

Gilberto Mariot é mestre em Direito da Sociedade da Informação pela FMU/SP. Professor de Direito Civil, Propriedade Intelectual, Direitos Autorais, Comércio Exterior e Direito Internacional. Pós-graduado em Gestão de Direitos Autorais pela Faculdade São Luís/SP; Direito das Novas Tecnologias pelo Centro de Extensão Universitária/SP e Direito do Entretenimento pelo IICS/SP; Comércio Exterior pela Aduaneiras de São Paulo; Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná; Fotografia pelo AR.CO de Lisboa; Gráfica Editorial pela Scuola dell Umanitária di Milano, Itália.

___________

Ganhador :

Fabiano Marchiorato, do escritório Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica, de Curitiba/PR