MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin Advogados Associados aposta em criatividade para questões de alta complexidade
10 anos

Fachin Advogados Associados aposta em criatividade para questões de alta complexidade

O escritório inicia hoje as comemorações do primeiro decênio e marca a nova fase do bureau.

Da Redação

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Atualizado às 09:08

Marcando a abertura das comemorações de seus 10 anos, o bureau Fachin Advogados Associados realiza hoje um petit comite para clientes e amigos. O evento marca o novo posicionamento do escritório e reforça a característica central da prática jurídica desde sua fundação: a transposição para o exercício da advocacia da excelência doutrinária e profundo conhecimento teórico da equipe.

Após um ano da indicação do professor Edson Fachin ao Supremo, o escritório passou por um período sabático, estruturando seu novo posicionamento, sem deixar de lado princípios éticos caros à advocacia artesanal e minuciosa que sempre foram característica basal da banca.

"Com a posse do Professor Fachin, nós continuamos atuando normalmente, mas por uma opção nossa, fizemos uma espécie de resguardo para não haver essa confusão entre o nome do ministro e o escritório. Mantivemos os clientes que já tínhamos, continuamos prestando nossos serviços, mas não nos apresentamos de maneira mais ampla", afirma o sócio Marcos Alberto Rocha Gonçalves.

O que antes era uma banca focada em pareceres técnicos, agora se volta para a atuação mais contemporânea, com foco em questões de alta complexidade, dirimidas por uma equipe de sólida formação acadêmica, com alto grau de proficiência em diversas áreas do Direito.

Essa alta qualidade teórica dos membros do escritório, permite o enfrentamento de causas que normalmente seriam dadas como perdidas, com destaque para arbitragem, contratos comerciais e bancários, Direito Societário, Direito Ambiental, além de Planejamento Sucessório e Direito de Família.

"Antes a gente estava um pouco mais focado no Direito Civil e hoje a gente abriu mais o leque no âmbito do Direito Privado, em questões societárias, algumas questões de Direito Público, sempre dentro dessa lógica da assessoria mais especializada, tanto que boa parte de nossos clientes são outros advogados ou advogados internos de empresas que, em boa medida, nos procuram quando já há um avanço processual ou questões litigiosas que as saídas já se tornaram um pouco mais difíceis. Nós somos buscados para pensar fora da caixa, pensar alternativas mais elaboradas tecnicamente", explica Gonçalves.

Essas situações difíceis demandam um raciocínio jurídico que, ao mesmo tempo, tenha solidez teórica e efetividade prática acima da média. Por isso, todo caso é acompanhado de perto pelos sócios - hoje o escritório é dirigido pelos advogados Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, Marcos Alberto Rocha Gonçalves e Melina Girardi Fachin -, que discutem todas as alternativas para poder oferecer caminhos que sejam, ao mesmo tempo, criativos, seguros e eficientes aos clientes.

Por fim, outro imperativo da banca é o comprometimento com questões sociais. Eles acreditam que os profissionais do Direito possuem obrigações para com seu entorno social. Esse compromisso esteia-se na disponibilização à comunidade de acesso a sua biblioteca. O conteúdo do acervo pode ser consultado no site do escritório. Os interessados nos materiais podem se cadastrar e utilizar os mecanismos de busca para localização de títulos, informações sobre as últimas aquisições do acervo e área para sugestão para aquisição de novos livros ou periódicos. A disponibilização da biblioteca reforça a postura de disseminação do conhecimento jurídico e o compromisso do agir responsável perante a sociedade e o Estado.

______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas