MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Para presidente da OAB/SP, a ministra Ellen Gracie fará história à frente do STF

Para presidente da OAB/SP, a ministra Ellen Gracie fará história à frente do STF

Da Redação

quinta-feira, 27 de abril de 2006

Atualizado às 08:17


Para presidente da OAB/SP, a ministra Ellen Gracie fará história à frente do STF


Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, a ministra Ellen Gracie, que assume a presidência do STF hoje, fará história, não só como a primeira mulher a assumir a mais alta Corte do País, mas pela sua cultura jurídica, vocação para a magistratura, capacidade de trabalho. "A ministra possui todas as qualificações profissionais e pessoais para ocupar um cargo dessa dimensão, como já vem provando neste período de interinidade. Certamente, fará uma gestão profícua à frente do STF, credenciando-se para assumir outros cargos de destaque no cenário nacional", afirmou D'Urso.


O presidente da OAB/SP lembra que o avanço das mulheres no mundo jurídico vem sendo sentido principalmente na Advocacia, onde mais de 50% dos novos advogados são mulheres. ' Nos últimos três anos, por exemplo, de 2003 a 2005, ingressaram nos quadros da OAB/SP 35.862 novas advogadas contra 33.563 advogados. As mulheres também vêm crescendo nos cargos de diretoria dentro da Seccional e Subsecções", destaca D'Urso.


A ministra Ellen Gracie Northfleet foi eleita no dia 15 de março para o biênio 2006/2008, mas vem exercendo interinamente a presidência do STF, desde a aposentadoria do ministro Nelson Jobim. Na sessão solene, após a posse da presidente, haverá a posse do vice-presidente, ministro Gilmar Mendes. O discurso de saudação será do ministro Celso Mello. Também fazem uso da palavra o presidente da OAB Nacional, Roberto Busato e o procurador geral da República, Antonio Fernando Souza.
_____________