MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito Econômico"

Resultado do sorteio da obra "Direito Econômico"

Da Redação

quarta-feira, 3 de maio de 2006

Atualizado em 27 de abril de 2006 14:46


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "

Direito Econômico - Do Direito Nacional ao Direito Supranacional" (408 p.), escrito por Fernando Herren Aguillar, gentilmente oferecido pela editora Atlas. Confira o ganhador abaixo.

As principais questões contemporâneas sobre o Direito Econômico estão reunidas neste livro, que aborda os efeitos da liberalização econômica e da globalização sobre o Estado e sobre as políticas públicas econômicas. O autor traz uma análise do papel do Estado da economia, reexaminando a teoria e a prática do Direito Econômico.

O texto procura evidenciar que não é mais possível pensar em políticas públicas econômicas sem analisar o impacto que instituições internacionais, investidores, conjunturas macroeconômicas mundiais exercem sobre elas.

São revistos os papéis específicos de organizações, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco mundial e a Organização das Nações Unidas (ONU). Destaca-se nesse contexto a atenção dada à evolução do Direito Econômico Brasileiro, apresentando as principais políticas econômicas locais, em uma reconstituição de cinco séculos de história. Outro tema de relevo abordado é a recepção que os tribunais brasileiros têm dado às questões de direito Econômico, assunto que não é freqüentemente tratado doutrinariamente.

Finalmente, é estudado o impacto dos blocos econômicos (Mercosul, Alca e União Européia) na regulação econômica. Com a análise de todas essas questões é inegável supor que as transformações operadas no mundo econômico e nas relações entre os países exigem que se repense o Direito Econômico.
_________________

Ganhadora:


Andréa de Oliveira Lima Ferraz de Siqueira
, do Banco Itaú, de São Caetano do Sul/SP