MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa privada com participação minoritária do Estado não pode ser contratada diretamente
TCU

Empresa privada com participação minoritária do Estado não pode ser contratada diretamente

Entendimento foi firmado pelo plenário do TCU.

Da Redação

terça-feira, 31 de maio de 2016

Atualizado às 10:09

A aquisição de participação acionária minoritária pelo Estado em empresa privada não confere à sociedade vantagem perante o poder público. Portanto, não pode haver contratação direta desta empresa pelo Estado. O entendimento foi firmado pelo plenário do TCU em análise da aquisição de 22% das participações acionárias da CPMBraxis pela CaixaPar e da posterior contratação da primeira pela segunda com dispensa de licitação fundamentada no art. 24, XXIII, da lei 8.666/93.

O colegiado determinou, no prazo de 90 dias, a apresentação de plano de ação contemplando as medidas necessárias ao desfazimento dos atos relativos à aquisição de participação acionária, por existência de "vício relativo ao motivo, haja vista a indicação de fundamentos jurídicos inadequados". Segundo o relator, ministro Bruno Dantas, ficou demonstrado que a contratação direta da CPMBraxis pela CaixaPar "foi, de fato e efetivamente, o motivo que levou à aquisição de participação acionária pela entidade pública na companhia privada".

"O exercício pelo Estado da preponderância do poder de controle numa empresa público-privada importa na sua caracterização como uma sociedade de economia mista de fato. O Estado não pode adotar técnicas societárias com a finalidade de burlar o regime constitucional aplicável às empresas estatais. Não quer me parecer legítimo que o Estado controle uma companhia privada senão através da constituição de uma sociedade de economia mista e da aplicação do regime previsto nos arts. 37 e 173 da CF/1988."

No acórdão, Dantas adotou o termo "empresas público-privados" introduzido pelo jurista Alexandre Santos de Aragão (Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados) em artigo publicado na Revista dos Tribunais, v. 890, 2009, sob o título "Empresa público-privada", para fazer referência às sociedades comerciais privadas com participação minoritária estatal. Também faz referência a Carolina Barros Fidalgo (Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados), no prelo, intitulada "O Estado empresário: das sociedades estatais às sociedades privadas com participação minoritária do Estado", para afirmar que a Constituição Federal admite tal forma de intervenção do Estado na economia, impondo-lhe, contudo, limites, como a necessidade de observância ao princípio da legalidade e consequente exigência de autorização legal para tal forma de intervenção, e a necessidade de fundamentação da escolha dessa forma de intervenção, considerando os seus riscos e possíveis alternativas.

O ministro explicou que a empresa público-privada não se subordina ao regime de direito público e que o fato de haver nela participação estatal não conferirá à sociedade qualquer vantagem perante o poder público. "Na qualidade de pessoa jurídica de direito privado que não integra a Administração Pública, a empresa privada com participação estatal deve atuar em pé de igualdade com toda a iniciativa privada."

Aragão e Carolina esclarecem que, apesar de considerar que "a mera participação acionária numa empresa público-privada, por si só, não autoriza sua contratação direta pela Administração", "o Tribunal reconhece, em tese, que uma empresa público-privada poderia ser contratada de forma direta por uma sociedade estatal que dela participe, caso configurado algum caso de inexigibilidade de licitação previsto no art. 25 da Lei nº. 8.666/93".

Dantas afirmou que, "para os fins do art. 25 da lei 8.666/1993, a situação de inexigibilidade de licitação não está associada de forma perene à participação acionária ou ao quadro societário, mas sim a fatores de inviabilidade de competição que devem ser avaliados em cada contratação isoladamente, de acordo com as peculiaridades a ela atinentes".

Para os advogados, "o TCU vem criando, cada vez de forma mais objetiva, parâmetros para a análise de tais parcerias societárias e, ao que parece, nos futuros casos se debruçará não só sobre as razões que levaram à aquisição de tais participações societárias pelo Estado em sociedade privadas, mas também sobre as cadeias contratuais estabelecidas a partir delas".

Veja a íntegra do acórdão.

________________