MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pedido de vista adia julgamento sobre execução de pena de Ivo Cassol
STF

Pedido de vista adia julgamento sobre execução de pena de Ivo Cassol

Ministra Cármen Lúcia, relatora, votou pela rejeição dos embargos.

Da Redação

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Atualizado às 15:22

O plenário do STF iniciou o julgamento de embargos de declaração, com pedido de efeitos infringentes, opostos pelo senador Ivo Cassol contra condenação imposta pela Corte em 2013. O recurso impede o cumprimento da pena de 4 anos, 8 meses e 26 dias de detenção em regime semiaberto. Após o voto da ministra Cármen Lúcia, relatora, pela rejeição dos embargos, pediu vista o ministro Dias Toffoli.

Os embargos de declaração foram interpostos contra decisão que, à unanimidade, não conheceu dos primeiros embargos declaratórios opostos nos autos da ação penal, nos quais se buscava a apreciação de questões incidentais de prejudicialidade.

Relatora, a ministra Cármen Lúcia concluiu que os embargos pretendiam protelar o processamento da ação e evitar a sua conclusão e execução do julgado.

"O exame da petição recursal é suficiente para se constatar que não se pretende provocar o esclarecimento de qualquer ponto obscuro, omisso ou contraditório, mas tão somente rediscutir a matéria, a dizer, promover o rejulgamento do caso, com a modificação do conteúdo do julgado, para prevalecer as alongadas razões expostas pelo embargante Ivo Narciso Cassol."

Ainda de acordo com a relatora, não procede o argumento utilizado pela defesa de Cassol, de que um erro no apregoamento dos embargos para julgamento teria impedido a análise das matérias aduzidas no recurso. Segundo ela, a leitura do acórdão é suficiente para se verificar que todas as alegações do embargante, deduzidas no recurso anterior, foram apreciadas pelo STF e que o não conhecimento deu-se após a Corte se adentrar na matéria e concluir pela ausência dos requisitos de embargabilidade.

A ministra Cármen Lúcia lembrou que, na ocasião de julgamento dos primeiros embargos, ela afirmou expressamente que não havia embasamento jurídico para sustentar os argumentos de Cassol para assegurar o êxito de seu pleito, "por não se constatarem elementos suficientes para reconhecer qualquer nulidade da ação penal, absolver o embargante, declarar a prescrição punitiva estatal ou alterar a dosimetria da pena".

Cassol foi condenado em 2013 a pena de 4 anos, 8 meses e 26 dias de detenção em regime semiaberto pelo crime de fraude a licitações ocorridas quando foi prefeito da cidade de Rolim de Moura/RO, entre 1998 e 2002. O parlamentar foi o primeiro senador condenado pelo Supremo desde a vigência da CF/88.

Segundo o posicionamento da ministra, ficou configurada a fraude em 12 licitações realizadas pela prefeitura, as quais tiveram uma condução direcionada para beneficiar um conjunto de cinco empreiteiras locais cujos sócios teriam ligações pessoais ou profissionais com o então prefeito - entre eles, dois cunhados de Ivo, e um ex-sócio de sua esposa em uma rádio local.

Na plenária de hoje, Cármen Lúcia reafirmou que, em todos os casos, demonstrou-se ter havido fracionamento de despesa quando seria legal a realização conjunta no mesmo exercício financeiro dos objetos licitados, os quais o foram separadamente.

"As provas dos fatos e de suas circunstâncias são claras, objetivas e fartas e deles decorrem a conclusão de que os processos licitatórios foram fraudados em afronta à legislação penal vigente, especialmente quanto às licitações."

Mandato

Em relação ao mandato de senador da República, o Supremo decidiu, por maioria, em 2013, pela aplicação do artigo 55, inciso VI e parágrafo 2º, da CF, segundo o qual a deliberação compete à Casa Legislativa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas