MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fux impede redução de expediente forense no TRT da 10ª região
STF

Fux impede redução de expediente forense no TRT da 10ª região

Decisão liminar foi proferida em ADIn do Conselho Federal da OAB e da OAB/DF.

Da Redação

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Atualizado às 09:19

Em decisão liminar nesta quinta-feira, 2, o ministro Fux determinou que seja mantido o expediente forense/horário de atendimento, sem qualquer redução ou alteração, no âmbito do TRT da 10ª região.

O Conselho Federal da OAB e a OAB/DF questionaram a decisão do TRT de definir que as unidades jurisdicionais e administrativas da JT/DF e no TO deveriam funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com atendimento ao público das 10h às 16h.

O TRT justificou a alteração com o objetivo de reduzir gastos na Corte: "intuito é diminuir as despesas de custeio e adequar as rotinas operacionais ao cenário orçamentário deste ano, que sofreu corte de 35%. A redução experimental do horário de funcionamento deverá diminuir gastos com energia elétrica e água em aproximadamente 30% ao mês, o que significa a manutenção de 20 postos de trabalho terceirizados no Tribunal". Veja as alterações pretendidas:

As entidades sustentaram que "o acesso à jurisdição é parte integrante da cesta básica de cidadania que a Carta da República assegurou ao cidadão, não podendo os Tribunais brasileiros --- a pretexto de cortar gastos e diminuir despesas gerais --- reduzir o atendimento do público, tal como promovido pelo Regional citado".

Também argumentaram que a alteração do expediente descumpre decisão liminar de Fux suspendendo resolução (130/11) do CNJ, de agosto de 2014, segundo a qual "os tribunais brasileiros devem manter, até decisão definitiva da corte, o horário de atendimento ao público que já está sendo adotado nos seus respectivos âmbitos, sob pena de eventual prejuízo aos usuários de serviço público da Justiça, em particular para a classe dos advogados". A resolução prevê funcionamento uniforme em todo o Judiciário.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas