MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes: Brasil desenvolveu capitalismo de partido
Corrupção

Gilmar Mendes: Brasil desenvolveu capitalismo de partido

Presidente do TSE se manifestou ao julgar inquérito da Lava Jato.

Da Redação

terça-feira, 21 de junho de 2016

Atualizado às 17:42

Na 2ª turma do STF, ao votar nesta terça-feira, 21, pelo recebimento de denúncia contra o deputado Nelson Meurer por envolvimento na Lava Jato, o ministro Gilmar Mendes, que também é presidente do TSE, falou sobre o que chamou de "capitalismo de partido", "tipo de prática que parece ter se consolidado nestes últimos anos".

"Nós no Eleitoral teremos que fazer algumas distinções. Vamos nos deparar com o debate sobre a doação propriamente legal, [...] de doação com aparência de legalidade, aquela que vem sendo chamada pela mídia de doação com avença de propina, envolvendo portanto um tipo de corrupção. E temos os casos de caixa 2."

Segundo Gilmar, essa "múltipla forma de atuação": "Esse tipo de prática levada aos partidos políticos, especialmente aos partidos da base de apoio do governo, traduz talvez no Brasil um novo formato de capitalismo. O Brasil desenvolveu um sistema de capitalismo de Estado. O Estado tem uma força muito grande na economia."

S. Exa. afirmou que "de uns tempos para cá, nós fundamos alguma coisa diferente. Não é mais um capitalismo de Estado, é um capitalismo de partido. Os partidos passam a ser sócios no sistema".

"Estado e partidos se confundem. E aqui, na nossa versatilidade um pouco animados a criar jabuticabas, transformamos isso num modelo mais amplo que beneficia todos os partidos. (...) Isso explica também um pouco do discurso sobre a pertinência das estatais. A quem pertence? Discurso muito forte de a Petrobras é nossa, a Eletrobrás é nossa, qualquer bras é nossa. Nossa de quem, cara pálida? Dos partidos. (...) Se há uma novidade no regime que desenvolvemos é essa ideia, de que de fato o partido é dono ou pelo menos sócio."

A ministra Cármen Lúcia fez coro à manifestação, destacando que "isso não é capitalismo, é captação do Estado por eles." "Capitalismo envolve risco e aqui não há risco nenhum. É pior."

Segundo Gilmar, os ministros deverão refletir sobre tal situação, especialmente quando se fala em propina avençada em forma de doação. E afirmou ainda que o TSE passa por "situação vexatória", pois passa a ser lócus de lavagem de dinheiro, com dificuldade em distinguir a doação legal desse tipo de doação. "Tudo indica que nós criamos de novo um modelo institucional, um arranjo institucional perverso, malévolo, mas de alguma forma mais ou menos original."


Patrocínio

Patrocínio Migalhas