MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lula indicou mais dois ministros para o STJ: os desembargadores Humberto Martins e Massami Uyeda

Lula indicou mais dois ministros para o STJ: os desembargadores Humberto Martins e Massami Uyeda

Da Redação

quarta-feira, 3 de maio de 2006

Atualizado às 09:41


Lula indicou mais dois ministros para o STJ: os desembargadores Humberto Martins e Massami Uyeda


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou ontem (2) à noite mais dois ministros para o STJ. São eles: o desembargador alagoano Humberto Martins - ex-presidente da OAB de Alagoas - e o desembargador paulista Massmi Uyeda. As vagas, destinadas a membros de Tribunais de Justiça, foram abertas com as aposentadorias dos ministros Franciulli Netto e Sálvio de Figueiredo, ocorridas em novembro de 2005 e fevereiro de 2006, respectivamente. Apontados pelo presidente da República, os nomes seguem, agora, para a aprovação do Senado Federal.


O desembargador Humberto Eustáquio Soares Martins, de 49 anos, é membro do Tribunal de Justiça de Alagoas desde março de 2002. Ingressou na magistratura pelo quinto constitucional destinado à advocacia. Foi vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, onde exerceu o cargo de corregedor. Lecionou na Universidade Federal de Alagoas como professor concursado e na Escola Superior de Advocacia da OAB. Também trabalhou, entre 89/90, como subprocurador-geral do Estado de Alagoas. Em 2003, foi presidente da Câmara Criminal do TJ/AL. É autor de diversas obras e artigos, que vão do debate sobre o direito do consumidor à efetividade do processo. Nascido em Maceió (AL), é bacharel em Direito e em Administração de Empresas. Ele foi escolhido com 19 votos.


Massami Uyeda, 63 anos, nasceu em Lins, interior paulista. É doutor em Direito pela USP, instituição em que traçou toda sua vida acadêmica desde a graduação. Atuou como advogado militante, membro do Ministério Público de São Paulo e ingressou na magistratura em 1978. Em 1993, chegou a desembargador substituto do TJ/SP, passando pelos Tribunais de Alçada Civil e Criminal. Em 2004, tornou-se desembargador do TJ/SP. As áreas de Direito Administrativo e de Processual Civil são aquelas a que tem dado mais ênfase em seus estudos acadêmicos. O desembargador Massami Uyeda foi eleito para a lista de indicados ao STJ com 17 votos.
_______________