MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Aurélio e Cezar Peluso tomam posse hoje, respectivamente, como presidente e vice-presidente do TSE

Marco Aurélio e Cezar Peluso tomam posse hoje, respectivamente, como presidente e vice-presidente do TSE

Da Redação

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Atualizado às 10:05


Marco Aurélio e Cezar Peluso tomam posse hoje, respectivamente, como presidente e vice-presidente do TSE


Os ministros Marco Aurélio e Cezar Peluso tomam posse, respectivamente, como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, hoje, às 19h. A cerimônia será realizada no Plenário do TSE, cuja capacidade é de 80 lugares. Os demais convidados assistirão à solenidade no térreo do Tribunal, onde serão instalados três telões .


A cerimônia terá início com a execução do Hino Nacional. Logo após os ministros prestam o Compromisso Regimental. Em seguida, o Ministro Cezar Peluso, no exercício da Presidência da Sessão, dará posse ao presidente, que empossará o vice. O ministro César Asfor é quem vai discursar em nome da Corte. Também se pronunciarão o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, e Representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A solenidade será encerrada com discurso do presidente Marco Aurélio. Os ministros receberão os cumprimentos no andar térreo do Tribunal.


Esta é a segunda vez que o ministro Marco Aurélio assume a presidência do Tribunal. A primeira foi em junho de 1996, ano em que comandou as primeiras eleições informatizadas do país, quando 57 municípios brasileiros - todas as capitais e as cidades com mais de 200 mil eleitores- utilizaram urnas eletrônicas.


Os ministros Marco Aurélio e Cezar Peluso foram eleitos no último dia 11 pelos demais membros do TSE, que tem o plenário composto por três ministros do STF, dois do STJ e dois advogados nomeados pelo presidente da República. De acordo com a Constituição Federal, o presidente e o vice são escolhidos dentre os ministros do Supremo.


A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Justiça - Net (10), SKY (95) e Direct TV (209) e pela NBR, cujos canais nos estados estão relacionados no site www.radiobras.gov.br . Os internautas podem acompanhar a solenidade, também ao vivo, pelo site do TSE: www.tse.gov.br.
__________