MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Profissionais de registro público têm responsabilidade por danos a terceiros
Jurisprudência

Profissionais de registro público têm responsabilidade por danos a terceiros

Diversos acórdãos sobre o tema estão disponíveis na ferramenta Pesquisa Pronta, do STJ.

Da Redação

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Atualizado às 08:57

Os agentes dos serviços de tabelionato, como tabeliães, notários e oficiais de registro público, têm responsabilidade pelos eventos que causam danos a terceiros. No entendimento do STJ, a responsabilização não é exclusiva dos entes estatais.

O posicionamento da Corte esteve presente no julgamento de recurso no qual um herdeiro defendia que os danos causados a terceiros por serventuário de cartório, no exercício de suas funções, eram de responsabilidade da Fazenda Pública de São Paulo.

Os danos alegados foram sofridos em virtude de operação de compra e venda de imóvel realizada por meio de procurações falsas, registradas em tabelionato na capital paulista.

"Em hipóteses como a dos autos, em que houve delegação de atividade estatal, verifica-se que o desenvolvimento dessa atividade se dá por conta e risco do delegatório, tal como ocorre com as concessões e as permissões de serviços públicos", afirmou o ministro Humberto Martins ao rejeitar o recurso.

Pesquisa Pronta

Dezenas de acórdãos relativos à responsabilidade do Estado por danos causados por agentes de registros públicos estão disponíveis na seção Pesquisa Pronta, ferramenta on-line do STJ que disponibiliza o entendimento dos ministros em julgamentos semelhantes. Para conferir, clique aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas