MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Argentina entra com ação contra Uruguai em Haia

Argentina entra com ação contra Uruguai em Haia

Da Redação

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Atualizado às 08:16


Argentina entra com ação contra Uruguai em Haia


A Argentina entrou nesta quinta-feira com uma ação contra o Uruguai na Corte Internacional de Justiça de Haia


A denúncia é contra a construção de duas fábricas de celulose às margens do rio Uruguai, na fronteira dos dois países.


A ação foi confirmada pelo chanceler argentino Jorge Taiana, que está na cidade de Puerto Iguazú, onde se realiza a cúpula energética de emergência entre os líderes de Bolívia, Brasil, Venezuela e Argentina.


Para os argentinos, o Estatuto do rio Uruguai, assinado entre os dois países em 1975, foi violado unilateralmente pelo governo uruguaio, que quer permitir a construção das fábricas com a empresa espanhola Ence e a finlandesa Fray.


Medida cautelar


Pelo estatuto, se um dos países vai realizar obras às margens do rio, o outro deve ser notificado e tem o direito de se opor se sentir que a obra pode afetar seus interesses.


O governo argentino solicitou uma medida cautelar que garanta a paralisação da obra até que o tribunal internacional se pronuncie.


A decisão de construir as fábricas de celulose provocou um conflito entre Argentina e Uruguai que ficou conhecido como "guerra das papeleiras".


Com a construção, o Uruguai receberia um investimento de US$ 1,8 milhão (R$ 3,7 milhões), que seria o maior já realizado no país.


Esta é a primeira vez que a Argentina recorre à Corte Internacional de Haia, o principal órgão judicial das Nações Unidas.


As principais preocupações argentinas são em relação à ameaça ao meio ambiente que as fábricas representam.
________________