MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aplicativo do Tribunal de Contas de SP transforma cidadão em fiscal
Tecnologia

Aplicativo do Tribunal de Contas de SP transforma cidadão em fiscal

Pelo aplicativo é possível enviar fotos, vídeos e reportar problemas do serviço público.

Da Redação

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Atualizado às 16:19

O Tribunal de Contas de SP lançou nesta semana o "Fiscalize com o TCE/SP", um aplicativo para celulares e tablets que permitirá ao cidadão enviar informações à instituição para auxiliar na fiscalização do uso do dinheiro público.

Por meio do aplicativo, usuários do sistema público de saúde ou da rede pública de ensino, por exemplo, poderão encaminhar reclamações, fotos e vídeos sobre as condições do serviço oferecido. Todos os dados serão georreferenciados, o que permitirá ao TCE/SP saber a data, a hora e o local exato de onde foi enviada a informação.

"Esse aplicativo ajuda a concretizar uma das principais linhas estratégicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que é buscar uma maior aproximação com a sociedade civil e incentivar o cidadão a ser um fiscal do dinheiro público em seu cotidiano", afirmou o presidente do TCE/SP, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho.

As informações recebidas através da ferramenta serão enviadas diretamente ao sistema de inteligência artificial da instituição para análise e cruzamento, podendo subsidiar as ações de fiscalização ordinárias e extraordinárias.

O Fiscalize com o TCE/SP foi concebido pela equipe de informática do próprio Tribunal e está disponível gratuitamente na loja Google Play para aparelhos que utilizam o sistema Android. Celulares que utilizam iOS poderão baixá-lo a partir de agosto na Apple Store.