MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudo mostra que empresas brasileiras pagam mais impostos do que devem
Impostos

Estudo mostra que empresas brasileiras pagam mais impostos do que devem

Os gastos tributários exibem grande impacto no caixa das empresas. Isso pode significar falta de atenção a real carga tributária do seu negócio.

Da Redação

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Atualizado em 11 de agosto de 2016 12:13

O grande desafio dos empresários frente ao momento econômico delicado é controlar custos e obter lucro. Entretanto, apesar da busca constante por economia, eles não se atentam à importância da informação contábil, ferramenta essencial na tomada de decisões.

Infelizmente, desconhecer a real carga tributária da empresa é uma realidade entre profissionais. Atualmente, existem 92 tributos em vigor e a carga tributária do Brasil equivale a 35,42% do PIB, fato indesejável, pois trava o crescimento econômico.

Um estudo da Studio Fiscal, rede de franquias especializada em consultoria tributária empresarial, mostrou que 99% das empresas pagam, em média, R$650 mil a mais do que devem em impostos e contribuições no período de cinco anos, pois desconhecem as oportunidades tributárias.

Nesse momento, o CEO fundador do Grupo Studio, José Carlos Braga Monteiro, recomenda um planejamento tributário, pois ele parte da utilização de métodos legais (benefícios fiscais previstos na legislação tributária) para diminuir a carga tributária das empresas.

Entre tantas finalidades, esse planejamento é essencial para analisar o melhor regime de tributação para a empresa de modo a evitar que ela seja enquadrada em um regime que não trará tantos benefícios ao seu segmento, ressalta José Gado, consultor tributário do Grupo Studio.

Tais benefícios serão de grande relevância na manutenção e no crescimento dos médios e grandes negócios, pois por meio de uma análise e diagnósticos da sua atual situação, será promovido um plano de ajustes necessários e, por consequência, o seu fluxo de caixa será aquecido.

Seguindo o mesmo raciocínio, Yuri Ghabril, Diretor Comercial da Studio Fiscal, explica que o planejamento tributário deve ser utilizado como estratégia comercial não só por trazer significativa redução de custos futuros, recuperar valores pagos a maior a título de tributação, mas porque desenvolve planejamentos e reestruturações do modelo de negócio para tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Assim, fica claro que uma consultoria tributária é benéfica, pois é capaz de identificar diversas situações que não são encontradas facilmente por outro tipo de revisão, pois exibe um alto índice de precisão uma vez que o seu foco é na análise minuciosa dos cinco últimos anos contábeis das empresas.

____________________

SBS TREINAMENTO EIRELI