MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogada indica meios para período eleitoral não atrapalhar ambiente de trabalho
Linha tênue

Advogada indica meios para período eleitoral não atrapalhar ambiente de trabalho

Michely Xavier explica que empresa não pode impedir a livre manifestação dos empregados, mas precisa agir caso o debate afete as atividades.

Da Redação

domingo, 28 de agosto de 2016

Atualizado em 26 de agosto de 2016 13:49

O início da campanha eleitoral traz a preocupação de que as discussões políticas contaminem o ambiente de trabalho. Neste contexto, é importante que as empresas saibam lidar com este tipo de situação, para que o bom andamento das atividades não seja prejudicado.

A advogada Michely Xavier, especialista em Direto do Trabalho da banca Roncato Advogados, coloca a ponderação como linha tênue para os debates.

"Falar em limites dependerá de cada situação, já que vivemos em um país livre democraticamente. No entanto, os limites dos empregados terminam a partir do momento em que suas opiniões ou manifestações políticas ultrapassam a barreira do bom senso e isso atinja diretamente o exercício dos trabalhos dentro da empresa."

Michely afirma que a empresa não pode impedir a livre manifestação dos empregados, mas precisa estar atenta para tomar posições em situações de extrema necessidade.

"Caso os limites sejam ultrapassados, a empresa poderá intervir para que sejam tomadas providências como se fosse em qualquer outra situação. Deve ser apurada a conduta realizada para aplicação da sanção, seja advertência verbal, escrita e até mesmo a suspensão."

A especialista, no entanto, fala que a panfletagem pode ser vedada. "A empresa, se assim quiser, poderá impedir qualquer distribuição de propaganda eleitoral dentro de seu estabelecimento", diz.

Outra medida, segundo a profissional, é orientar que detentores de cargo de gestão não levantem discussões polêmicas durante o período eleitoral.

"A ideia que a empresa tem que passar aos seus empregados é que todos estão ali para cumprir com suas atividades laborativas de maneira harmoniosa e com responsabilidade inerente à cada função, independentemente de opinião política, opção sexual ou religião."

_______________________