MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz determina exclusão de nome no Cadin de SP por cobrança indevida de IPTU
Liminar

Juiz determina exclusão de nome no Cadin de SP por cobrança indevida de IPTU

Também ficou vedado às autoridades o ajuizamento de novas ações de execução com o mesmo objeto.

Da Redação

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Atualizado às 15:17

O juiz de Direito Valentino Aparecido de Andrade, da 10ª vara de Fazenda Pública de SP, concedeu liminar para que a Secretaria de Finanças de SP retire do Cadin um nome que foi incluído indevidamente por cobranças de IPTU.

No caso em questão, a área total de um imóvel foi desdobrada em três áreas, com a criação de um cadastro específico para cada uma delas junto à prefeitura de SP. Esta, por sua vez, calculou, a despeito do desmembramento das áreas e a criação dos cadastros, o IPTU com base na área total.

O equívoco foi admitido, mas não houve correção do imposto, fazendo com que fosse gerada contra o impetrante a cobrança por valores que não corresponderiam ao valor do imóvel. Foi realizado inclusive ajuizamento de execuções fiscais, tendo sido inseridas diversas restrições no Cadin. Assim, o reclamante impetrou MS objetivando a exclusão dos apontamentos no órgão da prefeitura de SP.

O pedido foi aceito pelo magistrado, que concedeu liminar para assegurar a exclusão do nome, e também vedando às autoridades que ajuízem novas ações de execução fiscal com o mesmo objetivo.

Determinou, por fim, a emissão, em favor do impetrante, de certidão de regularidade fiscal, salvo a existência de outro óbice.

A causa foi patrocinada pelo escritório Correa Porto Advogados.

Veja a decisão.