MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Toffoli cassa liminar que mantinha Ricardo Melo no comando da EBC
Comando

Toffoli cassa liminar que mantinha Ricardo Melo no comando da EBC

Relator constatou perda de objeto do pedido, pois a MP 744 excluiu a previsão legal de mandato para a função.

Da Redação

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Atualizado às 07:31

O ministro Dias Toffoli, do STF, julgou prejudicado MS impetrado pelo diretor-presidente da EBC, Ricardo Melo, contra ato do presidente da República que o exonerou do cargo durante o exercício do mandato de quatro anos.

O relator constatou perda de objeto do pedido, pois a MP 744, editada no início deste mês e que alterou o artigo 19 da lei 11.652/08, excluiu a previsão legal de mandato para a função. Com a decisão, fica cassada a liminar que assegurava a permanência de Melo no cargo.

Ricardo Melo foi nomeado por Dilma Rousseff em 3 de maio de 2016. Alguns dias depois - 17 de maio - foi exonerado do cargo por ato de Michel Temer, que assumiu a presidência quando do afastamento de Dilma em função do processo de impeachment. Segundo Melo, o ato teria sido "ilegal e arbitrário".

No MS ao Supremo, ele afirmou que teria direito líquido e certo em ser mantido no cargo, tendo que vista que haveria previsão expressa na lei de criação da EBC (lei 11.652/08) de que o diretor-presidente da empresa será nomeado pelo presidente da República para um mandato de quatro anos, "o qual somente será interrompido por condições estabelecidas na própria Lei".

À época da impetração do mandado, Toffoli concedeu liminar para garantir a permanência de Ricardo Melo como diretor-presidente da EBC, suspendendo o ato impugnado até a decisão final do MS. Neste ínterim, foi editada pelo Executivo a MP 744, que alterou a lei 11.652/08.

Mandato

Após a análise de petições apresentadas nos autos que noticiam a edição da MP, o relator explicou que o objeto do MS é a exoneração de Melo praticada pelo presidente da República quando em vigência a previsão legal de mandato ao diretor-presidente da EBC.

Contudo, destacou o ministro, no curso do processo, o dispositivo legal invocado para justificar a impossibilidade do ato foi alterado, excluindo-se a previsão de mandato ao diretor-presidente, para constar que a nomeação e exoneração dos membros da Diretoria Executiva (entre eles o diretor-presidente) competiria ao presidente da República e que o exercício desses cargos se daria no prazo máximo de quatro anos.

"Alterou-se, destarte, o comando legal, excluindo-se a previsão de mandato, com base na qual se amparou o impetrante para requerer a nulidade do ato presidencial de sua exoneração. (...) A alteração normativa, com exclusão dessa previsão, faz perder, portanto, o objeto do mandado de segurança impetrado."

  • Processo relacionado: MS 34.205

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas