MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fábio Medina Osório deixa AGU e Grace Mendonça ocupa cargo
Sob nova direção

Fábio Medina Osório deixa AGU e Grace Mendonça ocupa cargo

Grace Maria Fernandes de Mendonça é atualmente secretária-Geral de Contencioso do órgão.

Da Redação

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Atualizado às 11:10

Após quatro meses no cargo, Fábio Medina Osório não será mais o advogado-Geral da União. O Palácio do Planalto informou por meio de nota nesta sexta-feira, 9, a demissão de Medina, efetivada pelo presidente Michel Temer (v. nota abaixo).

O motivo da saída precoce seria uma suposta discussão com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, nesta quinta-feira. Padilha indicou Medina para a pasta, mas uma sucessão de ações consideradas erráticas pelo Planalto teria estremecido a relação.

Quem deve assumir o posto no comando da AGU é a secretária-Geral de Contencioso do órgão, Grace Mendonça.

Currículo

Grace Maria Fernandes de Mendonça foi nomeada para o cargo de secretária-Geral de Contencioso por meio do decreto 9 de junho de 2003, tendo respondido, interinamente, durante o período de janeiro a junho de 2003.

Exerceu, também, os cargos de adjunta do advogado-Geral da União e de coordenadora-Geral do gabinete do advogado-Geral da União. Exerceu, ainda, interinamente, o cargo de advogado-Geral da União, em 2008.

Os ministros do Supremo devem ver com bons olhos a escolha, uma vez que a dra. Grace defende há alguns anos as causas da União no STF, sempre com muita propriedade e elegância.

___________

"O presidente Michel Temer convidou hoje para ocupar o honroso cargo de Advogado Geral da União, a doutora Grace Maria Fernandes Mendonça, distinta profissional e servidora de carreira daquele órgão.

O presidente agradece os relevantes serviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório, que deixa o cargo."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas