MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito Intertemporal e o Novo Código de Processo Civil"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito Intertemporal e o Novo Código de Processo Civil"

A obra apresenta uma investigação sobre a aplicação do novo CPC em processos ainda pendentes.

Da Redação

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Atualizado em 14 de setembro de 2016 11:05

Em "Direito Intertemporal e o Novo Código de Processo Civil" (Forense - 183p.), o advogado Leonardo Carneiro da Cunha apresenta uma investigação sobre a aplicação do novo CPC em processos ainda pendentes.

A obra ainda aponta como o novo CPC não deve ser aplicado retroativamente, nem pode atingir ou prejudicar ato jurídico perfeito, direito adquirido ou coisa julgada. O autor discorre sobre regra segundo a qual a nova lei processual tem aplicação imediata.

"O novo Código não poderá ser aplicado aos processos findos, nem repercutirá nos atos já realizados e consumados. Terá aplicação aos processos futuros e aos atos processuais que ainda não foram praticados". O autor.

Sobre o autor :

Leonardo Carneiro da Cunha é advogado, consultor jurídico e procurador do Estado de PE. Professor adjunto da Faculdade de Direito do Recife (UFPE), na qual obteve o título de Mestre em Direito. Doutor em Direito pela PUC/SP, com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Integrou a Comissão de Juristas composta para auxiliar a Câmara dos Deputados na revisão do projeto do novo CPC.



___________

 

Ganhadora :

Ana Paula Miranda Moreira de Lima, advogada em Guaratinguetá/SP

___________

EDITORA FORENSE LTDA