MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vício na representação desde início do processo impede conhecimento de recurso no STJ
Irregularidade

Vício na representação desde início do processo impede conhecimento de recurso no STJ

Caso foi julgado sob a égide do CPC de 1973.

Da Redação

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Atualizado às 11:12

A 3ª turma do STJ, por maioria, deu provimento a agravo em que a parte alegou vício formal desde o início do processo que impediria o conhecimento do recurso da agravada. No caso, o contrato social da empresa exigia a representação em juízo com a atuação conjunta de dois sócios da empresa. Porém, a procuração outorgada no início, junto com a petição inicial, foi assinada apenas por um dos sócios.

A irregularidade foi alegada apenas agora, depois da decisão de conversão do agravo em recurso especial. O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em despacho de agosto, tendo em vista o disposto no art. 932, parágrafo único, do CPC/2015 e no enunciado 6/STJ, intimou a agravante para, no prazo de cinco dias, regularizar sua representação processual, o que foi feito. Assim, o relator negou provimento ao agravo interno, por entender que está regularizada a representação processual.

"É um vício que vinha desde o início do processo e nunca foi alegado, o processo tramita há mais de seis anos sem qualquer tipo de objeção. Cabia também à parte no momento em que constatou a irregularidade aponta-la na primeira oportunidade em que teve acesso aos autos e isso não fez. Acabou-se havendo preclusão em relação à possibilidade de alegação dessa irregularidade e, ao mesmo tempo, no momento em que houve a abertura de prazo, e foi sanada a irregularidade, tenho que o problema está superado."

Irregularidade

Abriu divergência o ministro Cueva, segundo quem no regime do CPC de 1973 não é possível sanar esse tipo de vício.

"É um ato inexistente, o contrato social exigia a atuação conjunta dos dois sócios, o que não houve, isso foi reconhecido tacitamente pela recorrente, que juntou posteriormente uma procuração no qual o advogado foi constituído pelos dois sócios, na forma do contrato social, portanto não vejo alternativa se não dar provimento ao recurso."

O presidente da 3ª turma, ministro Bellizze, acompanhou a divergência, também por concluir que sob a égide do CPC/73 o Tribunal não conhece do recurso, pouco importante se o vício ocorreu no REsp ou na origem, e se a parte contrária alegou ou não oportunamente.

Também com a divergência, a ministra Nancy Andrighi ponderou que o voto do relator é "um passo para a aplicação do novo CPC". "É um caminhar para as futuras decisões nossas, mas como o julgamento é sob a égide do Código de 73, peço vênia para acompanhar a divergência."

Assim, por maioria, deram provimento ao recurso. Redigirá o acórdão o ministro Cueva.