MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRT da 2ª região não pode dificultar carga de autos de processos findos
CNJ

TRT da 2ª região não pode dificultar carga de autos de processos findos

CNJ alterou interpretação de norma da Corte que exigia "pedido fundamentado" e "justificativa plausível" para o desarquivamento.

Da Redação

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Atualizado às 09:17

O TRT da 2ª região não pode exigir dos advogados que queiram fazer carga dos autos de processos findos "pedido fundamentado" e "justificativa plausível" para o desarquivamento, conforme prevê artigo do provimento GP/CR 15/10, editado pelo tribunal. A decisão do CNJ foi tomada nesta terça-feira, 4, em julgamento de pedido de providências, durante a 30ª sessão extraordinária.

O Conselho analisou pedido feito pela OAB/SP, que questionou também a portaria GP/CR 25/10. Segundo a entidade, a norma estaria dificultando o acesso dos advogados aos autos de processos findos. A seccional relatou que um advogado esteve no arquivo geral do TRT e foi impedido de fazer carga dos autos de um processo, por não ter sido formulado pedido de desarquivamento, conforme o previsto no provimento 15/10. Em seu artigo 58, a norma prevê que a solicitação de desarquivamento deve ser dirigida ao juiz da causa, acompanhada de pedido fundamentado e justificativa plausível, sob pena de não atendimento.

Para o conselheiro Carlos Eduardo Dias, relator do processo, trata-se de medida compreensível, considerando a dimensão do tribunal e quantidade de unidades judiciárias de sua estrutura.

"Como se verifica dos atos normativos apresentados, o referido Serviço de Gestão não tem qualquer atribuição processual, não lhe sendo permitido a prática de atos processuais, ainda que seja simplesmente uma carga dos autos. Por isso, quando o advogado pretende fazer carga de autos findos, segundo as normas do TRT da 2ª Região, deve requerer o desarquivamento dos mesmos à unidade judiciária na qual o feito tramitou. A seguir, recebendo a unidade os autos em comento, poderá o advogado fazer a carga do processo, como lhe assegura a lei 8.906/94."

O conselheiro Norberto Campelo, no entanto, apresentou divergência, por entender que a exigência de pedido fundamentado e justificativa plausível é ato que burocratiza o procedimento, sendo ainda "dispensável e inadequado", pois traz inovações ao ordenamento jurídico.

Ao final, o plenário julgou o pedido parcialmente procedente, mantendo a portaria 25/10, contundo alterando a interpretação do provimento 15/10, de forma que não seja exigido pedido fundamentado e justificativa plausível para a carga dos autos.

A solução de controle do ato do TRT, a partir da adequação do voto do conselheiro-relator, foi sugerida pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha e seguida pelos demais conselheiros presentes. O plenário acompanhou também sugestão do conselheiro Carlos Eduardo Dias de conversão do Pedido de Providências em Procedimento de Controle Administrativo.

  • Processo: 0000168-70.2016.2.00.0000

Patrocínio

Patrocínio Migalhas