MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "As Garantias Reais e Pessoais no Factoring"

Resultado do sorteio da obra "As Garantias Reais e Pessoais no Factoring"

Da Redação

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Atualizado em 15 de maio de 2006 14:37


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "As Garantias Reais e Pessoais no Factoring"

(256 p.), escrito por Rubens Filinto da Silva, gentilmente oferecido pela editora Pillares. Confira o ganhador abaixo.


Temos aqui um livro de gestão de riscos de crédito.


Talvez por ser uma atividade rodeada de grande singularidade, talvez por motivos que fogem à nossa compreensão, no factoring criaram-se diversos mitos, que algumas vezes parecem "virar verdades". Sendo assim, matérias que em determinadas situações, não deveriam ser polêmicas, no factoring, o são.


Abordo nesta publicação dois desses assuntos polêmicos: as garantias pessoais e reais, por entendê-las importantes ferramentas de gestão de riscos de crédito, e interessantes "way outs" de créditos problemáticos, e
o direito de regresso nos negócios de factoring, por não podermos tratar o primeiro assunto, sem antes nos aprofundarmos neste.


Ambos os assuntos, emprestam impacto na gestão integrada dos riscos, envolvidos na operação de fomento mercantil, que frise-se, são vários.


Estes dois temas, se submetidos a outras atividades comerciais, provavelmente seriam encarados à luz da legislação, no caso do regresso, especificamente, no campo do direito cambiário, onde, pela quase uniformidade de procedimentos entre alguns países, pode, quem sabe, ser um dos registros históricos do início da globalização.


Gostaria de poder dar abordagem meramente prática à questão das garantias, como ferramenta de gestão de riscos de crédito, porém, percebi ser impossível tal tarefa, diante de algumas variáveis que necessariamente, precisariam ser abordadas.


Não se pretende, nesta obra questionar opiniões, até por que elas devem ser respeitadas. Não se pretende, da mesma forma, defender interesses ou teses, muito menos intransigentemente.


Pretende-se sim, de forma imparcial, levar ao leitor a opinião de renomados analistas de riscos de crédito e doutrinadores, para conduzi-lo à reflexão e ao exercício do raciocínio. Talvez assim, mesmo que não tenha o autor esta pretensão, possa o leitor descobrir mais do que se possa imaginar.
_________________

Ganhadora:


Evelyn Beatriz Schmidt
, de Dourados/MS