MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

A obra reúne artigos sobre questões palpitantes do Direito Eleitoral, em especial no que diz respeito às eleições municipais.

Da Redação

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Atualizado às 08:51

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

Confira logo abaixo o Correspondente premiado desta semana.

__________

"Em sua Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire propõe que, "sem o diálogo, não há comunicação e sem esta não há verdadeira educação". Nos artigos reunidos a seguir, outro não foi o propósito dos organizadores senão justamente o de fomentar o diálogo sobre alguns dos temas mais atuais do Direito Eleitoral. A expectativa é não somente levar os referidos assuntos ao conhecimento de estudiosos, candidatos e representantes de partidos políticos, mas, principalmente, que essas importantes reflexões, que, certamente, marcarão as eleições municipais de 2012, alcancem também o próprio eleitor, principal protagonista do processo eleitoral. Afinal, democracia não é somente direito de votar e ser votado, mas, sobretudo, participação política. E participação política compreendida aqui em sua acepção mais ampla, que diz com a própria história de vida das pessoas, com o seu cotidiano, ou seja, com a efetiva oportunidade de se engajarem no debate dos temas coletivos que afetarão a realização do seu próprio projeto de vida, como, por exemplo, os relacionados às eleições. Assis Brasil dedicou boa parte de sua atuação política na idealização de medidas voltadas à correção dos rumos do sistema político-eleitoral vigente em sua época, na compreensão de que a República recentemente instalada não lograra realizar o sonho dos republicanos. Passados exatos 80 anos desde a adoção de uma de suas maiores contribuições, o Código Eleitoral de 1932, inspirado na sua ideia de Justiça e Representação, bandeira dos revolucionários de 1930, o sonho dos republicanos e democratas segue ainda em permanente construção. Como a sugerir que a democracia é obra mesmo sempre inacabada, a reclamar persistente aperfeiçoamento. É nessa perspectiva, aliás, que, longe de pretenderem impor sua visão de mundo, os renomados autores dos artigos contemplados nesta obra, em suas esmeradas contribuições, não fazem mais que semear a inquietação, em verdadeiro convite, portanto, à participação do leitor nesse debate público sobre a consolidação do nosso regime democrático e o fortalecimento de nossas instituições republicanas". Os organizadores

_________

Ganhador :

Diego Rafael Lanzarini, correspondente em Brasnorte/MT