MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Liminar em MS impede penalidade à empresa em recuperação por falta de licença de operação válida
Empresarial

Liminar em MS impede penalidade à empresa em recuperação por falta de licença de operação válida

Decisão é do juízo da 27ª vara Federal do RJ.

Da Redação

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Atualizado às 07:31

O juízo da 27ª vara Federal do RJ concedeu liminar em MS preventivo para que a ANP - Agência Nacional de Petróleo se abstenha de aplicar penalidade à empresa em recuperação judicial pela não apresentação da licença de operação válida.

A impetrante, que teve os interesses defendidos pelo Weyll & Midon Advogados, sustentou que apesar de sua última licença de operação ter expirado em 2012, requereu sua renovação junto ao órgão competente, o INEA, no prazo legal, sendo que este até hoje não analisou o requerimento. E informou que está em recuperação judicial e eventual penalidade de suspensão de atividades poderia acarretar "prejuízos irrecuperáveis à saúde financeira da empresa".

O juiz Federal substituto Maurício da Costa Souza considerou que, em uma primeira análise, a licença de operação encontra-se com seu prazo de validade prorrogado, até que haja manifestação expressa da autoridade ambiental sobre o deferimento do requerimento de renovação.

"Tal situação foi prevista legalmente exatamente para impedir que as empresas ficassem impedidas de exercer sua atividade diante da inércia da Administração. E não será outra a consequência, caso não se resguarde o direito da Impetrante, ao menos provisoriamente."

  • Processo: MS 0168268-86.2016.4.02.5101

_____________