MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CBF não indenizará escultor por foto de obra em ingresso de jogo da seleção
Reprodução

CBF não indenizará escultor por foto de obra em ingresso de jogo da seleção

Escultura "Araras" foi feita em uma praça pública de Campo Grande/MS. Segundo Salomão, artigo 48 da lei 9.610/98 limita o direito patrimonial do autor.

Da Redação

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Atualizado às 07:51

A 4ª turma do STJ isentou a CBF do pagamento de indenização pelo uso de imagem de uma escultura em ingressos do jogo disputado em 2009 entre as seleções do Brasil e da Venezuela, em Campo Grande, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

A foto em questão é a da escultura "Araras", do artista Cleir Ávila Ferreira Júnior. A obra foi feita em uma praça pública da capital sul-mato-grossense em 1996. O artista ajuizou ação pleiteando indenização por danos materiais e morais pelo uso não autorizado da imagem em milhares de ingressos.

Ao reformar decisão do TJ/MS pela condenação, o relator, ministro Salomão, ressaltou que obras de arte em locais públicos são criações intelectuais resultantes da prestação de serviço entre o autor e a administração pública ou resultado de doações ou aquisições. Nesses casos, segundo Salomão, o artigo 48 da lei 9.610/98 limita o direito patrimonial do autor.

"A referida limitação tem por escopo viabilizar o cumprimento da função social das obras intelectuais, tendo em vista seu papel eminentemente cultural, capaz de contribuir com a evolução social e o progresso humano."

Autorização

Nessa linha, ressaltou o relator, "não se revela necessária a autorização prévia do autor para que se proceda à representação da criação intelectual, mediante desenho, pintura, fotografia e procedimentos audiovisuais".

O ministro explicou ainda que a lei não autoriza o uso da obra para fins comerciais, ressalvando, no entanto, sua utilização para fins de propaganda turística e cultural. Para Salomão, a reprodução da fotografia nos ingressos do jogo estava "vinculada diretamente ao escopo de divulgação do patrimônio turístico da cidade".

"Ademais, consoante bem assinalado pela CBF, a utilização da referida fotografia, inexoravelmente, não significou qualquer incremento ao número de espectadores do jogo, mas sim, o renome da Seleção Brasileira de Futebol."

  • Processo relacionado: REsp 1.438.343

Confira o voto do relator.