MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lewandowski nega pedido do MPF para ocupar vaga no TRF da 5ª região
Quinto

Lewandowski nega pedido do MPF para ocupar vaga no TRF da 5ª região

PGR queria impedir que vaga fosse destinada à advocacia.

Da Redação

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Atualizado às 08:20

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, negou pedido de liminar do procurador-Geral da República, Rodrigo Janto, para garantir a posse de membro do MPF em vaga do TRF da 5ª região. A decisão, publicada no DJe do STF do dia 14/12, se deu no MS 34.523, no qual se discute o provimento de cargo vago surgido com a ida do desembargador Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o STJ no ano passado.

Segundo o PGR, como o desembargador ocupou o quinto constitucional no tribunal como representante do Ministério Público, a vaga resultante de sua posse no STJ deveria ser também ocupada por um representante da categoria. O TRF, entretanto, entendeu que a vaga deveria ser ocupada por um advogado.

Isso porque o Tribunal tem 15 desembargadores, sendo três vagas divididas entre advogados e Ministério Público. Como a composição até agora tinha maioria de vagas para o MP, o critério adotado foi de que, a fim de se garantir alternância, a maioria deveria ser de advogados.

A decisão do TRF foi questionada no CNJ e trazida ao STF em mandado de segurança.

De acordo com o ministro Lewandowski, o TRF baseou seu entendimento em precedentes do STF e agora pretende "rediscutir e ver superada" a jurisprudência da Corte. "Ora, em que pesem as bem lançadas razões do procurador-geral da República, penso que não é possível essa virada jurisprudencial em medida urgente."