MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Esposa de Moro defenderá juiz em processo movido por Lula
TRF da 4ª região

Esposa de Moro defenderá juiz em processo movido por Lula

O ex-presidente acusa o magistrado de abuso de autoridade.

Da Redação

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Atualizado às 09:54

A advogada Rosangela Wolff Moro foi escolhida pelo marido, o juiz Federal Sérgio Moro, para defendê-lo no processo em que o ex-presidente Lula o acusa de abuso de autoridade. A ação tramita no TRF da 4ª região, sob relatoria do desembargador Sebastião Ogê Muniz.

Rosângela é procuradora jurídica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Paraná; criadora da página "Eu MORO com ele #rosangelawolffmoro", que tem mais de 500 mil curtidas no Facebook. No perfil, Rosângela e uma colaboradora recebem e publicam manifestações de apoio ao juiz.

A defesa do ex-presidente acusa o magistrado de excesso na condução coercitiva ocorrida em fevereiro de 2016, por ele autorizada, "privando-o de seu direito de liberdade por aproximadamente seis horas".

"Ressabido que somente na hipótese de renitência ao chamamento da autoridade é que se legitima essa vexaminosa constrição pessoal, que, em última análise, constitui medida extrema - porque priva da liberdade pessoal a pessoa contra quem é assestada - consoante se extrai do preceito do artigo 260, do Código de Processo Penal", afirma a defesa.

Os advogados de Lula rechaçam o argumento de que a condução coercitiva do ex-presidente teria sido autorizada para "benefício" dele, e classificam o fundamento de "hilário", e a prisão de "ilegal", "consciente e deliberadamente infligida".

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas