MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Ao Entardecer"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Ao Entardecer"

A obra apresenta um conjunto de crônicas vivenciais, as quais o autor identifica como registro de memória e avaliações circunstanciais de fatos da vida.

Da Redação

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Atualizado em 30 de janeiro de 2017 09:36

A obra "Ao Entardecer" (Le Calmon - 225p.), do ministro aposentado do STJ Vicente Leal de Araújo, apresenta um conjunto de crônicas vivenciais, as quais o autor identifica como registro de memória e avaliações circunstanciais de fatos da vida.

O questionamento da política vigente na sociedade percorre em boa parte da obra, por meio de críticas mais incisivas ao que está posto ou por reflexões sobre a própria atividade que Vicente desempenhou durante parte da vida.

O autor apresenta cartas endereçadas a amigos que partiram e à esposa Nazaré. Mesmo com destinatários certos, os temas de amor e saudade retratados são capazes de adentrar qualquer endereço.

"Enquanto ligado às obrigações dos cargos públicos, seja como militar, seja como juiz, não me sobrava tempo para o diletantismo do espírito. Livre dos deveres do ofício judicial, pensei em elaborar, sem prévio planejamento, alguns textos, abordando temas os mais diversos, na sua maioria expressivos de recados da alma e de sentimentos retidos". O autor.

"A sua habilidade nata para escrever sempre lhe fez destacar-se na vida estudantil e o ajudou a passar nos concursos a que se submeteu. Como juiz, o talento para escrever concentrou-se na tarefa árdua de redigir sentenças e acórdãos por mais de 30 anos, tempo em acalentava o sonho secreto de escrever um livro", Paulo Guanabara Leal de Araújo.

Sobre o autor :

Vicente Leal de Araújo é ministro aposentado do STJ. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Foi oficial da Polícia Militar do Ceará, tendo sido sucessivamente promovido até o posto de Capitão.



____________

Ganhadores :

Wilian Pereira Lauriano, de Governador Valadares/MG ;
Lorena Araujo Miranda, de Feira de Santana/BA