MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Filha de Lula é condenada a pagar indenização a colunista

Filha de Lula é condenada a pagar indenização a colunista

x

Da Redação

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Atualizado às 09:01

 

Filha de Lula é condenada

 

A filha do presidente, Lurian Cordeiro, deve pagar indenização a colunista

 

A filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian Cordeiro, foi condenada pelo juiz Sérgio Luiz Junkes, da 1ª Vara Cível de Blumenau /SC, a pagar R$ 4.000 de indenização a um colunista.

 

Na decisão, o magistrado concedeu a Lurian o benefício da gratuidade da Justiça -normalmente destinado aos pobres- e ela não terá de pagar o valor.

 

O processo foi iniciado em março de 2002 pela própria Lurian, que argumentou ter sido moralmente ofendida em notas escritas pelo jornalista Cláudio Humberto.

 

Entre as notas publicadas, por exemplo, está a intitulada "Espírito de Corpo", em que o colunista atribuiu à direção nacional do PT "um esforço especial para tentar salvar o pescoço do seu prefeito de Blumenau, Décio Lima, em retribuição ao emprego que ele deu a Lurian".

 

Em outro texto, afirmou que Lima foi acusado de irregularidades em geral e "de proteger Lurian, a filha de Lula, até com dinheiro".

 

Para o magistrado, as notas faziam referência a investigações abertas pelo Ministério Público e que, portanto, configuravam a prática do exercício regular do jornalismo, "imprescindível ao Estado Democrático e de Direito", informou Junkes na sentença do dia 11 de maio.

 

"Em nenhum momento o réu [Cláudio Humberto] teceu algum qualificativo pejorativo ou deu como culpado o autor", escreveu o juiz.

 

Lurian e Lima, também condenado, poderão recorrer contra a decisão judicial.

___________