MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ajufe firma intercâmbio com universidades portuguesas

Ajufe firma intercâmbio com universidades portuguesas

Da Redação

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Atualizado às 06:41


Intercâmbio

 

Ajufe firma intercâmbio com universidades portuguesas 

 

A Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe), representada  pelo seu presidente, Jorge Antonio Maurique, firmou convênios com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com as Universidades Lusíada destinados ao intercâmbio acadêmico.

 

A finalidade da parceria com essas instituições é de intensificar ações e projetos de cooperação acadêmica e científica, por meio de cursos de formação, especialização e pós-graduação, seminários e congressos, explicou Maurique.  O primeiro convênio entre a Ajufe e as Universidades Lusíada foi assinado em 1999 e a continuidade do intercâmbio, segundo Maurique, demonstra o êxito das iniciativas conjuntas efetivadas até agora.

 

O convênio com as Universidades Lusíada estende-se às unidades de ensino que essa instituição mantém em países africanos de língua portuguesa. Maurique informou que, como resultado dessa iniciativa, já está sendo preparado um encontro de juristas a se realizar em Angola no próximo ano destinado ao intercâmbio da comunidade jurídica dos países de língua portuguesa.

 

"Esse intercâmbio com as Universidades Lusíada propicia aproximação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), com os quais nós, brasileiros, temos uma dívida histórica, com relação ao período da escravidão no País, pois foram os descendentes desses países que ajudaram a construir as riquezas do Brasil", disse Maurique.

 

 O acordo da Ajufe com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa  prevê que cursos e outras atividades científicas e culturais, vinculadas ao Direito, promovidos por ambos, serão abertos aos integrantes das duas instituições, com a dispensa de taxas de inscrição e de matrícula. 

 

______________