MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Papagaio ficará com a dona que convive há mais de 40 anos
TRF da 4ª região

Papagaio ficará com a dona que convive há mais de 40 anos

Liminar impede o Ibama de retirar o animal, que é domesticado, tem alimentação balanceada e acompanhamento de um médico veterinário.

Da Redação

terça-feira, 25 de abril de 2017

Atualizado às 09:35

O TRF da 4ª região manteve, na última semana, liminar que assegura o direito de posse e guarda doméstica de um papagaio para uma senhora de 82 anos de idade, moradora do município de Santa Maria, RS.

A liminar impede o Ibama de retirar o animal, que convive com a idosa há mais de 40 anos, de seu lar. O animal, chamado de Loro, é domesticado, tem alimentação balanceada e acompanhamento de um médico veterinário.

No mês de abril de 2014, houve uma denúncia de que havia um papagaio em cativeiro com possíveis maus tratos. O Ibama manifestou-se requerendo que a família comprovasse que tratava a ave corretamente, caso contrário as medidas administrativas para o recolhimento do animal seriam tomadas.

Com medo de perder seu companheiro, a idosa ajuizou ação com pedido de tutela antecipada para ter o direito de posse e guarda doméstica do Loro. O juízo da 2ª vara Federal do município concedeu liminar, levando o Ibama recorrer ao tribunal. O Instituto alega que para o animal, por mais que ele esteja acostumado ao seu 'dono', a convivência com animais da mesma espécie é melhor.

O relator do caso, desembargador federal Luis Alberto D' Azevedo Aurvalle, manteve a liminar, destacando que a idosa possui idade considerável e forte vínculo de afeto com seu animal, o que implica dizer que a privação da presença do Loro poderá ocasionar danos à sua saúde física e psicológica.

"A readaptação desses animais ao seu 'habitat natural' é procedimento complexo, muitas vezes inviável, a permanência do animal com o interessado normalmente não redunda danos ao meio ambiente; preservando, de outra parte, vínculo afetivo já estabelecido ao longo de anos, indefiro o pedido."

  • Processo relacionado: 5000813-94.2017.4.04.0000/TRF

Patrocínio

Patrocínio Migalhas