MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado aprova substitutivo que altera lei de abuso de autoridade

Senado aprova substitutivo que altera lei de abuso de autoridade

Texto do senador Roberto Requião segue para a Câmara.

Da Redação

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Atualizado às 09:50

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 26, o substitutivo ao PL que modifica a Lei de Abuso de Autoridade. O texto, do senador Roberto Requião, abrange atos que podem ser cometidos por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. Ele segue para a Câmara.

O substitutivo ao PLS 85/17, do senador Randolfe Rodrigues, prevê mais de 30 ações que podem ser consideradas abuso de autoridade, com penas que variam entre seis meses e quatro anos de prisão. Além disso, as autoridades condenadas terão que indenizar a vítima. Em caso de reincidência, também pode haver a inabilitação para exercício da função pública por um a cinco anos e até mesmo a perda do cargo.

Entre as práticas classificadas como abuso de autoridade no substitutivo de Requião estão: obter provas por meios ilícitos; entrar em imóvel alheio sem determinação judicial; impedir encontro reservado entre um preso e seu advogado; decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem intimação prévia; fotografar ou filmar um preso sem o seu consentimento ou para expô-lo a vexame; e colocar algemas no detido quando não houver resistência à prisão.

O projeto prevê também punição para a popular "carteirada" - o ato de uma autoridade fazer uso do seu cargo para exigir vantagem ou privilégio indevido. Também será punida a autoridade que procurar colocar obstáculos à análise de um processo ao pedir vista por tempo excessivo, impedindo que ele seja apreciado pelo órgão colegiado ao qual ela pertence.

O texto aprovado foi produzido por Requião, a partir de duas proposições que tramitavam no Senado: o PLS 280/16, que era o objeto original dos debates sobre esse tema no Senado, do senador Renan Calheiros; e o PLS 85/17, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues, que se originou de uma série de sugestões elaboradas pelo MPF.

A CCJ havia aprovado o projeto por unanimidade na manhã desta quarta-feira, após a retirada do, texto, do chamado "crime de hermenêutica". O substitutivo então foi ao Plenário em regime de urgência para que tivesse a sua análise concluída no mesmo dia.

Caso o projeto seja aprovado também pela Câmara, será revogada a atual legislação sobre abuso de autoridade, a lei 4.898/65.

Requião retirou do texto o risco do chamado "crime de hermenêutica" (punir um juiz por uma interpretação da lei que fosse revertida em instância superior) e a possibilidade de ações penais privadas a qualquer momento contra os crimes descritos.

O consenso alcançado na CCJ, onde houve aprovação unânime, foi destacado pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, que elogiou a articulação ampla entre os partidos e também com o Ministério Público. Ele também classificou o abuso de autoridade como uma "excrescência".

Lava Jato

Senadores que criticaram o substitutivo, como Cristovam Buarque, Reguffe e Magno Malta, manifestaram preocupação com sua influência sobre os rumos da operação Lava Jato.

Randolfe Rodrigues, que encampou as reivindicações do MP ao apresentar o PLS 85/17, elogiou a disposição de Requião em negociar e o trabalho da CCJ, que produziu um texto melhor do que o projeto original. No entanto, ressaltou que algumas normas mantidas na redação final podem impor obstáculos excessivos ao trabalho de magistrados e procuradores.

Cristovam Buarque (PPS-DF) apontou diversos trechos com subjetividade, em práticas que o texto classifica como "crimes de abuso de autoridade". E lamentou a falta de mais dispositivos voltados para os próprios parlamentares. Ele considerou um "erro gravíssimo" colocá-lo em pauta e disse que o fato de o Congresso nunca ter discutido esse assunto antes das ações da Polícia Federal mostra que os senadores estão trabalhando para si mesmos.

O senador Jorge Viana disse entender que houve "manipulação" da opinião pública ao longo dos debates sobre esse projeto, para que se estabelecesse a impressão de que ele tem como foco a Lava Jato. Ele disse que se trata apenas de superar a norma antiga, que, na sua opinião, não serve mais ao país.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas