MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Causalidade Alternativa e a Responsabilidade Civil dos Múltiplos Ofensores"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Causalidade Alternativa e a Responsabilidade Civil dos Múltiplos Ofensores"

O autor estuda os precedentes doutrinários e jurisprudenciais brasileiros acerca do assunto para, ao final, apresentar suas conclusões sobre a questão.

Da Redação

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Atualizado em 4 de maio de 2017 14:33

Na obra "A Causalidade Alternativa e a Responsabilidade Civil dos Múltiplos Ofensores" (LiberArs - 198p.), o advogado Renato Duarte Franco de Moraes, da banca Moraes Pitombo Advogados, introduz o tema a partir da causalidade, conceito indispensável para se definir a responsabilidade nas situações nas quais é impossível identificar o autor do dano.

"Parte, em seguida, para a análise do direito de outros países que analisaram o assunto de forma mais aprofundada. Com base nessas premissas, estuda os precedentes doutrinários e jurisprudenciais brasileiros acerca do assunto para, ao final, apresentar suas conclusões sobre a questão.

De forma mais ampla, é possível afirmar que o tema foi abordado sob perspectiva sutilmente diversa daquela tradicionalmente adotada pelos estudiosos do assunto. Ao invés de buscar fundamentos para justificar uma responsabilidade solidária entre os membros do grupo - o que seria bastante conveniente -, Renato buscou não apenas compreender os conceitos aplicáveis a essa hipótese, como também definir de forma precisa a moldura jurídica na qual a solidariedade prevaleceria
". Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka, Faculdade de Direito da USP

Sobre o autor :

Renato Duarte Franco de Moraes é advogado da banca Moraes Pitombo Advogados. Bacharel em Direito e mestre em Direito Civil pela USP. Também é mestre (LL.M) pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Autor de obras jurídicas.

___________

Ganhadora:

Milena de Araujo Salmazo, de Fernandópolis/SP

__________