MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil de Profissionais Liberais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil de Profissionais Liberais"

Ao final de cada texto, são abordadas as hipóteses mais frequentes de responsabilização do profissional em questão.

Da Redação

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Atualizado em 9 de maio de 2017 09:04

A obra "Responsabilidade Civil de Profissionais Liberais" (Forense - 400p.), de autoria de Maria Celina Bodin de Moraes e Gisela Sampaio da Cruz Guedes, tem o objetivo de preencher uma lacuna editorial importante, sem a pretensão de esgotar o tema, que é riquíssimo e interessa a muitos - a começar pelos próprios advogados, também profissionais liberais.

Para mostrar sua importância, basta lembrar que a jurisprudência está repleta de casos de responsabilidade civil em que se pretende responsabilizar, justamente, o profissional liberal por erro cometido na condução de suas atividades. As discussões suscitadas são, a bem da verdade, de diversas ordens, mas, na maioria dos casos, o que chama a atenção, para além do significado, do conteúdo e da dimensão do designado "erro de conduta", é a dificuldade do julgador ao ter de lidar, ao mesmo tempo, com tantos diplomas legislativos diferentes (Código Civil, CDC, leis especiais, decretos, portarias, resoluções etc.).

Cada capítulo é dedicado a um grupo diferente de profissionais liberais, que atuam na mesma área do conhecimento ou em área próxima. Os tipos de profissionais liberais foram assim agrupados em capítulos, conforme o seu campo de atuação e conhecimento técnico.

Sobre as coordenadoras:

Maria Celina Bodin de Moraes é professora titular de Direito Civil da UERJ, professora-associada do Departamento de Direito da PUC/Rio, doutora em Direito Civil pela Universidade de Camerino, Itália, consultora e parecerista.

Gisela Sampaio da Cruz Guedes é professora adjunta de Direito Civil da UERJ, doutora em Direito Civil pela UERJ e advogada.

___________

Ganhador:

Murilo Antunes da Mata, de Mamonas/MG

___________

EDITORA FORENSE LTDA