sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Vis Moot

Equipe brasileira é uma das oito melhores do mundo em competição internacional de Arbitragem

Pela primeira vez, a competição adotou o regulamento de um centro de arbitragem e mediação sul-americano.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Realizou-se em Viena, nas últimas duas semanas, a 24ª Edição do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot ("Vis Moot"), que neste ano teve o caso regido pelas regras do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Esta é a primeira vez na história da competição que o regulamento de um centro de arbitragem e mediação sul-americano é utilizado. A edição também foi histórica por apresentar novo recorde de participação e excelentes resultados de faculdades brasileiras: 25 equipes no total, das quais 8 foram classificadas para as rodadas eliminatórias (Round of 64): Mackenzie, PUC-Rio, PUC-SP, FGV-Rio, FGV-SP, UFPR, USP e PUC-PR.

Em meio à participação de 343 faculdades de 76 países, a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie se classificou dentre as 8 melhores do mundo e melhor colocação brasileira na fase oral (Round of 8), resultado também inédito à equipe do Mackenzie em seus anos de participação no Vis Moot e alcançado em razão da brilhante atuação de seus oradores, Jessica Banfield e Gustavo Bosoni.

A equipe deste ano foi coordenada e treinada por Fernanda Dias de Almeida e Lucas Evaristo dos Santos, advogados pleno nos escritórios Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados e TozziniFreire Advogados, respectivamente, e membros da coordenação do GEAMack - Grupo de Estudos em Arbitragem da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Mackenzie contou com o patrocínio do CAM-CCBC como seu parceiro principal, bem como dos escritórios Demarest Advogados e Pinheiro Neto Advogados como apoiadores.

Vale reforçar que a caminhada até esse resultado só foi possível pela persistência de obstinados alunos que, no passado, se reuniram com o intuito de instituir a prática da Arbitragem no Mackenzie e fundar o GEAMack, entre eles Ricardo Dalmaso Marques, Aline Dias, Giovani Ravagnani e Ivan Iegoroff de Mattos.

A competição internacional tem por objetivo fomentar o estudo da Aarbitragem e do Direito Comercial Internacional, em especial da Convenção de Viena das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG), em vigor no Brasil desde 2014.

_______________

CAMARA DE COMERCIO BRASIL CANADA

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 11/5/2017 09:38