domingo, 24 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Vidas no Fórum"

Vidas no Fórum oferece uma visão íntima do que se passa em seu âmbito, os desejos, as angústias e as peculiaridades dos seres humanos que existem atrás da toga.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

O lançamento da obra "Vidas no Fórum" (JusPodivm - 272p.), ocorrido ontem em Brasília, foi um sucesso. No auditório externo do STJ, a presença em peso dos servidores da Casa, que foram assistir a palestra da coautora, dra. Marilda E. Novaes Lipp, sobre stress e qualidade de vida no Judiciário, além de ministros, juízes e desembargadores de diversas regiões do país. O livro apresenta histórias de personagens da Justiça, compiladas pelo ministro Og Fernandes, juntamente com a análise psicológica do comportamento humano.

Vidas no Fórum não é somente sobre juízes e os casos que julgam, pois o fórum é um conjunto harmonioso de vários profissionais, de todos os tipos e níveis que, juntos, trabalham para que a justiça seja feita.

O fórum é um ambiente semimágico onde o destino de tantas pessoas é construído ou destruído. Onde os sonhos são realizados ou mudados. Onde punições são administradas e danos reparados. Onde a Justiça funciona para a defesa dos ofendidos, vilipendiados ou injustiçados pela vida e pelos mais espertos e sem escrúpulos. Última esperança dos desprotegidos. Último alento para os sem força.

Aos episódios humanos descritos foi acrescentada a interpretação psicológica, o que possibilita o entendimento das razões subjacentes que levam as pessoas a tomarem certas atitudes na vida. O livro tem o objetivo de ser útil a quem deseja conhecer dois olhares sob ângulos distintos das vidas no fórum.

Sobre os autores:

Marilda E. Novaes Lipp formou-se em psicologia pela American University. É PhD. em Psicologia Clinica pela George Washington University. Possui pós-doutorado em stress social realizado no National Institute of Health, dos EUA. É diretora presidente do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. É membro da Academia Paulista de Psicologia. Tem vasta experiência na área de qualidade de vida e do stress e suas implicações tanto aqui como nos Estados Unidos, China e na Europa. É autora/coautora de 25 livros sobre stress, pioneiros no Brasil. Conduz treinamentos e profere palestra em Tribunais de Justiça e Secretarias de Segurança Pública.

Og Fernandes é ministro do STJ desde 17 de junho de 2008. Membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), 2008. Desembargador do TJ/PE, 1997/2008. Bacharel em Direito pela UFPE (1974) e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1974). Juiz de Direito do Estado de Pernambuco, 1981/1997. Ex-jornalista do Diário de Pernambuco, 1973/1981. Ex-Assessor Jurídico do Sistema Penitenciário de PE, 1978/1981.

___________

Ganhador

Marcos Antônio Pinheiro Saraiva, advogado em Macaé/RJ

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 25/5/2017 09:08